Boletim AD

AEPET Direto 01/11/2013

Data da publicação: 01/11/2013

OGX confirma à CVM pedido de recuperação judicial

A OGX Petróleo e Gás Participações, braço petroleiro do grupo empresarial de Eike Batista, confirmou nesta quinta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que entrou com pedido de recuperação judicial em conjunto com suas controladas, OGX Petróleo e Gás S.A., OGX International GmbH e OGX Austria GmbH.

A situação financeira desfavorável, prejuízos acumulados e o “vencimento recente e vindouro de grande parte de seu endividamento” resultaram no pedido de recuperação judicial, segundo a OGX.

Conforme fato relevante, o pedido foi ajuizado na Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, em medida de urgência, mediante deliberação do conselho de administração, em reunião realizada ontem.

A companhia informou ainda que segue em conversações com potenciais investidores. A administração, no entanto, entende que, diante dos desafios decorrentes de sua situação econômico-financeira, tal medida é a mais adequada, neste momento, para a preservação da continuidade de seu negócio e proteção dos interesses da OGX e de seus detentores de ações, conforme o fato relevante.

Conforme consta do pedido de recuperação judicial, a dívida total da OGX é de R$ 11,2 bilhões.
Veja Mais

“Pré-sal já produziu 250 milhões de barris” diz gerente da Petrobrás

A produção acumulada no pré-sal já alcançou 250 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás) desde que foi iniciada a produção da camada pré-sal, na Bacia de Campos, em 2008. A informação foi dada hoje (30/10) pelo gerente executivo de Exploração e Produção do pré-sal da Petrobrás, Carlos Tadeu Fraga, durante painel sobre o pré-sal na Offshore Technology Conference (OTCBrasil 2013), no Rio de Janeiro. A produção atual do pré-sal, de 329 mil barris dor dia (bpd), alcançada em setembro de 2013, já é oito vezes maior do que a produção média do pré-sal no ano de 2010, quando foram produzidos 42 mil bpd.

“O Pré-sal já produziu 250 milhões de barris de óleo equivalente, mais do que toda a produção acumulada do campo de Garoupa, primeira descoberta da Petrobrás na Bacia de Campos, em 1974, e que produz até hoje”, disse o gerente.
Veja Mais

O Banco do Brasil e o sistema financeiro do Brasil
Por Eduardo Chuahy

Em 2012 o BB teve o maior lucro de sua existência e apresentou taxas de lucratividade superiores às de qualquer outro banco operando no Brasil, publico ou privado, nacional ou estrangeiro. Por outro lado, o nível de inadimplência de seus clientes foi menor do que os verificados em qualquer outro estabelecimento bancário no Brasil. Tais resultados, elogiáveis, foram obtidos apesar da utilização de uma modesta taxa de juros, a menor do mercado nacional.

Teria havido algum milagre? Não, em principio tratou-se apenas de resultados decorrentes de uma gestão exercida mediante critérios de competência e honestidade. Sendo um banco estatal, o lucro obtido pelo Banco do Brasil foi encaminhado a seu principal acionista, o Tesouro Nacional, a quem cabe utilizar tais recursos segundo as necessidades da população brasileira.

Fica difícil, frente a tais resultados, explicar e justificar a privatização do Banespa (Banco do Estado de São Paulo) e sua transferência para o controle do grupo espanhol Santander, assim como a transferência do Bancos do Estado de Minas Gerais, Banco de Credito Real de Minas Gerais e do Banco do Estado do Rio de Janeiro para o Itaú. Estas operações de venda foram feitas no período 1995-1998, quando a Presidência da Republica esteve sob o comando do PSDB e quando os Estados privatizantes eram, também, governados por políticos do PSDB.
Veja Mais

ABI nas lutas
Por Daniel Mazola

Com espírito de luta, orgulho e satisfação, venho representando a centenária e combativa Associação Brasileira de Imprensa (ABI), juntamente com o companheiro Mario Augusto Jakobskind, em alguns fóruns e coletivos de luta da sociedade civil, delegado e apoiado pelo ex-presidente Maurício Azêdo. Levando o importante apoio da entidade às diversas lutas de interesse da sociedade como foi o ATO em defesa do Estádio Célio de Barros, tão necessário para o desenvolvimento do atletismo nacional e o futuro sucesso no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de 2016.

Realizamos Atos de suma importância e compromisso social: em defesa da cidade pública e contra o balcão de negócios dos espaços públicos, contra as remoções, em defesa do Complexo do Maracanã, do Parque aquático Júlio de Lamare, da Escola Municipal Friedenreich, da Aldeia Maracanã, realizamos ao lado de diversas entidades e lutadores o Fora Feliciano, o Fora Marin, promovemos um grande Ato ao lado do MST pela apuração dos assassinatos no Campo e pela reforma agrária, contra a criminalização do movimento social e a violência do Estado nas manifestações populares, encaminhamos relatórios ao MP para investigar a política de segurança do Governo do Estado, e a forma truculenta e irresponsável como a PMRJ vem agindo.
Veja Mais

Grito de liberdade
Por Paulo Passarinho

Hoje, dia 31 de outubro, movimentos sociais, grupos ativistas e entidades de representação política e sindical voltam às ruas, no centro do Rio de Janeiro. A razão é a escalada de medidas e atos de violência – patrocinados pelo Estado – que se volta contra as próprias manifestações e todos os que ousam a se manifestar.

O ato recebeu o sugestivo nome de “Grito da Liberdade – nada vai calar as ruas”. O manifesto de convocação do ato deixa claro que “nosso grito é contra a aplicação das leis de Segurança Nacional e de Crime Organizado contra manifestantes, pela libertação imediata dos presos políticos e pelo direito amplo e irrestrito de livre manifestação, garantido na Constituição de 1988, e que tem sido sistematicamente violado pelo Estado em nome dos megaeventos”.
Veja Mais

As opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente as posições da AEPET.

COTAÇÃO DO PETRÓLEO

O barril Tipo Brent estava em US$ 109,86 nesta 5ª feira (31/10). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 96,77 o barril (Oil-Price.Net).

Notícias importantes dos últimos AEPET Diretos

NA 2ª FEIRA (04/11) NãO HAVERÁ A REUNIÃO DO MODECON NA ABI. A DIRETORIA DO MODECON SUSPENDEU O ENCONTRO QUE ACONTECERIA COM A PRESENÇA DO VICE-PRESIDENTE DA AEPET, FERNANDO SIQUEIRA, QUE FALARIA SOBRE O LEILÃO DE LIBRA.

APOIO DOS CONSELHEIROS DA PETROS A GREVE DOS PETROLEIROS (LEIA MAIS)
O LEILÃO DE LIBRA FOI UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, DIZ PRESIDENTE DA AEPET (LEIA MAIS)
VIDEO ANIMAÇÃO SOBRE LIBRA ESTÁ NO SITE DA AEPET (CLIQUE AQUI)
GUILHERME ESTRELLA CRITICA LEILÃO DE LIBRA (LEIA MAIS)
LEILÃO DO PRÉ-SAL PODE SER ADIADO: EDITAL CONTÉM ILEGALIDADES ( LEIA MAIS)
ALTA DOS COMBUSTÍVEIS ACONTECERÁ AINDA EM 2013 (LEIA MAIS)
ATO EM FRENTE A PETROS CONTRA A SEPARAÇÃO DE MASSAS (LEIA MAIS)
PETROBRÁS, PETROS E FUP APROVAM A DIVISÃO DO PLANO PETROS PETROBRÁS BD (LEIA MAIS)
GABRIELLI CRITICA LEILÃO DE LIBRA (LEIA MAIS)
POR QUE FAZER LEILÕES DO PRÉ-SAL? (LEIA MAIS)
A SEPARAÇÃO DE MASSAS QUE SÓ A FUP QUER (LEIA MAIS)
AEPET E GLOBO DEBATEM PRIVATIZAÇÃO E LEILÃO DO PETRÓLEO (LEIA MAIS)
“ANP DESPREZA O INTERESSE NACIONAL”; DIZ SIQUEIRA (LEIA MAIS)

Acessar publicação original:

aepet.org.br