Pedalada no Senado prejudica Petrobrás
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acolheu pedido do senador Otto Alencar (PSD-BA) e encerrou a comissão especial que teria 45 dias para debater o projeto de lei de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que derruba a exigência de a Petrobrás atuar como operadora única dos campos do pré-sal. Com isso, o texto segue para votação no plenário, como desejavam os parlamentares entreguistas, favoráveis ao fim da exigência de participação mínima de 30% da companhia nessas áreas.
Veja Mais
Petros: contas que não fecham
Pela 12ª vez consecutiva, o conselho deliberativo da Petros aprovou as contas da entidade, contrariando a recomendação de rejeição feita pelo conselho fiscal. Até o conselheiro deliberativo Paulo César, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), alegando sua discordância em relação à precificação de alguns ativos, seguiu a recomendação do conselho fiscal, obrigando o presidente do conselho deliberativo a utilizar o voto de minerva.
Veja Mais
MPF coleta assinaturas contra corrupção domingo em Ipanema
Neste domingo, dia 30, os militantes da campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, promovida pelo Ministério Público Federal e que conta com o apoio da AEPET, estarão no Posto 9, em Ipanema, para coletar assinaturas em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular a ser apresentado ao Congresso Nacional.
Veja Mais
Engenharia e gestão de empreendimentos – Parte 6 – A mudança essencial
Por Eugenio Mancini
A contratação do tipo EPC faz parte de um modelo de gestão que resulta em custos mais elevados para a Petrobrás, por sua própria natureza –transferência de responsabilidades e de riscos excessivos à contratada – e pela dificuldade, intrínseca ao modelo, de inibir as manobras de mercado e a formação de carteis pelas empresas fornecedoras de bens e serviços. Sem muita dificuldade, é possível vislumbrar a possibilidade de ganhos indevidos ou excessivos das contratadas, distribuídos na “caixa preta” de suas propostas a preço global e localizados em margens resultantes de riscos e contingências não incorridos, subcontratações, diferenças nos preços de compra e venda de bens, tributos recuperáveis não repassados, otimizações de projeto em benefício próprio e expectativas de aditivos decorrentes de alterações de escopo e de prazo, entre outros fatores.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
MPF apresenta 10 medidas contra a corrupção em reunião na AEPET (leia mais)
Felipe Coutinho: “Petrobrás, do cartel das empreiteiras ao oportunismo das multinacionais” (leia mais)
Queda do preço do petróleo já ocasionou mais de 100 mil demissões este ano (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Seminário é destaque do AEPET NOTÍCIAS (AEPET Notícias 412)
As 14 principais razões para a Petrobrás ser a operadora única do pré-sal (AEPET Notícias 411)
Propostas para o fortalecimento institucional e defesa da Petrobrás contra a corrupção (AEPET Notícias 410 (Especial))
O barril Tipo Brent estava em US$ 43,14 nesta 5ª feira (27/08). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 38,60 o barril (Oil-price.net).