Petrobrás
A Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, desde a sua implantação foi referência nacional e internacional. A partir da sua criação primou para reafirmar que o mais importante era a busca do petróleo, visando a emancipação e o desenvolvimento do País, fortalecendo todos os setores do processo produtor e econômico. O trabalhador do petróleo com esse objetivo e o trabalho profícuo, competente, conseguiu o destaque que culminou sendo o maior parque petrolífero da América Latina, incluindo-se como detentor de técnica mais apurada na procura de petróleo em águas profundas de todo o planeta. A sua imagem manchada pela corrupção tem que ser resgatada pela força da probidade, eliminando-se, definitivamente, a peçonha da improbidade. É o que desejam empregados e ex-empregados (aposentados).
Fórum
No próximo dia 19, no horário das 9:00 às 11:30hs, em Brasília-DF, o Fórum Nacional Permanente da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa, realizará reunião no Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, Setor Comercial Sul – S.C.S. Quadra I – Bloco G – Edifício Baracat, salas 404/406 – Asa Sul, com a finalidade de criação do Fórum da Capital Federal e convida todas as instituições da sociedade civil e lideranças ligadas ao segmento, a participar do evento, como oportunidade de congregar aposentados, pensionistas e pessoas idosas em movimento social para defesa dos seus direitos, principalmente os já definidos na Constituição Federal e Estatuto do Idoso. Parabéns pela iniciativa.
Redução
O Fator Previdenciário aplicado no cálculo das aposentadorias promove uma redução de proventos maléfica. Os contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que, durante todo o tempo laboral, contribuíram na certeza de que ao final receberiam de conformidade com os valores disponibilizados ao Sistema. O governo quando processou a alteração da fórmula de cálculo, permitiu que os segurados da Previdência Social, vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fossem prejudicados, contrariando o que antes estava definido como garantia de proventos de aposentadoria pelo valor da contribuição. Seria uma questão de justiça social a aprovação do Projeto de Lei nº3299/2008, que dispõe sobre a extinção do Fator.
Desoneração
Os aposentados e pensionistas sofrem com a redução dos seus proventos há mais de duas décadas, precisamente há 24 (vinte e quatro) anos. Além do massacre com as perdas nos aumentos anuais, aos que percebem acima do salário mínimo, o Sistema Previdenciário foi bombardeado com a desoneração da folha de pagamentos. A taxa de contribuição sobre o lucro líquido das empresas para a Previdência Social que era de 20% passou a ser aplicado com 1% e 2%. Ao que nos parece o Governo somente agora está reconhecendo o erro cometido. Na época dessa promoção, reduzindo a receita da previdência houve pronunciamento de especialistas contrários a essa adoção. Já se disse até que foi brincadeira.
Benécias
Enquanto aposentados e pensionistas são mantidos com benefícios pagos em índices percentuais inferiores ao aplicado no salário mínimo e os deputados federais não se sensibilizam para apreciação, votação e aprovação do Projeto de Lei que atualiza e regulariza essa pendência, repetimos, desde 2008, promovem, em benefício próprio, concessões de benécias como passagem para esposas e maridos, onerando de forma inconcebível o erário público. É de se lastimar que os nossos representantes na Câmara dos Deputados ainda permaneçam beneficiando-se de práticas impróprias, ferindo, inclusive, a confiança que os eleitores demonstraram ao votar em seus nomes.
Mulher
O dia 8 de março é dedicado à mulher. Nada mais justo e sublime do que homenageá-la nesta data e todos os dias. A sua presença em nossas vidas é marcada e reverenciada pela maternidade. É a referência e o símbolo do maior sentimento da humanidade que é o amor e pelo valor que a coloca na condição de principal responsável pela sua emancipação, construindo, sem nenhum favor, a merecida e justa posição de destaque na sociedade, afastando, em definitivo, o preconceito e conquistando com muita prosperidade o respeito e a dignidade da fortaleza feminina. Que a sua força e coragem sirvam de exemplo para termos a paz que almejamos.
Manifestação
A Câmara dos Deputados tem hoje um novo presidente, Sr. Eduardo Cunha. Aposentados e pensionistas esperam que o seu procedimento não seja o mesmo dos seus antecessores. Sabemos que ainda não houve promessa de tratar das reivindicações do segmento. No entanto, a matéria que precisa ser colocada em pauta de reunião do plenário, está inserida nos Projetos de Lei de números 4434/2008 e 3299/2008 e PEC – 555/2006. São reivindicações próprias para corrigir os arrochos, os achatamentos e os malfeitos, praticados de maneira perversa contra cidadãos brasileiros que sempre cumpriram com deveres e obrigações para com o Estado e também uma questão de justiça social.
Envelhecimento
Belém será contemplada com mais um evento que destacará o processo do envelhecimento. No período de 9 a 11 de abril, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, realizar-se-á o VII Congresso do Comitê Latino Americano e Caribe em Geriatria e Gerontologia – COMLAT. “Inovação Científica, Sustentabilidade e Envelhecimento” será o tema principal. Entende-se como uma oportunidade ímpar, observando-se o contingente de pessoas idosas que no Brasil cresce celeremente. Parabenizamos a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) pela realização de tão importante evento. Contatos pelos telefones: (091) 3259 – 4472/3226 – 99604 – 4472 e e-mail: secretaria@pautaeventos.com.br.
Solidariedade
“A cultura da solidariedade é ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão” (Papa Francisco).