Artigo

Coluna do Aposentado (25) – 2015

Data da publicação: 24/08/2015

Adiantamento

Este é um assunto que não podemos deixar de emitir o nosso comentário e reafirmar a contrariedade que nos provoca com procedimentos irregulares e perversos, prejudicando milhões de cidadãos brasileiros. Para os aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não existe recursos financeiros, mesmo sabendo-se que é um argumento falacioso e falso dos governantes deste país. O adiantamento do 13º salário suspenso do pagamento de benefícios neste mês de agosto é mais uma maldade cometida pela insensibilidade e desrespeito ao segurado da Previdência Social, construtor do Sistema que, desde a sua criação, asseguramos, nunca foi deficitário.

Crueldade

Pelo que está sendo divulgado na mídia somente não existem recursos financeiros para pagar os segurados do INSS. No entanto, na folha de pagamento do mês junho, paga em julho, a título de gratificação natalina, foram contemplados a presidente Dilma Rousseff e seus ministros, incluindo-se Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Carlos Gabas (Previdência). É de arrepiar que procedimentos dessa ordem aconteçam em detrimento ao que deveria ser prioridade. Os aposentados e pensionistas, mesmo não tendo forças suficientes para reverter tal situação, protestam, veementemente, contra a decisão governamental que os prejudicou cruelmente.

Apreciação

Essas ações impróprias que partem dos governantes, principalmente das áreas previdenciária e econômica, nos motiva mais uma vez recomendar a apreciação do que publica a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e Fundação Anfip, pertinente às análises da Seguridade Social. Se essa apreciação acontecer, com absoluta certeza, o ministro Eliseu Padilha (aviação civil), evitará declaração de afirmação de insustentabilidade da Previdência Social, com recomendação de veto da presidente Dilma Rousseff, pela não concessão de reajuste igual a todos os segurados do INSS, cujo reconhecimento dessa discriminação e malfeito já aconteceu no Senado e Câmara dos Deputados.

Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil, começou no dia 15 e vai continuar até o próximo dia 31 de agosto. Não poderíamos deixar de recomendar a todos pais que levem seus filhos para o recebimento da imunização, com fim de evitar a doença. Damos como exemplo a vacinação contra a gripe das pessoas idosas que só benefício trouxe aos que se prontificaram em atender as recomendações do Ministério da Saúde. Lembrem-se que a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas. Proteja seus filhos vacinando-os.

Aplausos

Os aposentados, pensionistas e pessoas idosas, aplaudem a iniciativa do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Pará (MPF/PA), pelo lançamento da Campanha Nacional Anticorrupção, com o objetivo fundamental de evitar o desvio de recursos públicos e assegurar mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro, com reflexo no Poder Judiciário. A campanha apresenta 10 medidas contra a corrupção. Estas podem ser conhecidas no site www.10medidas.mpf.mp.br. Não vamos perder esta oportunidade ímpar de dar a nossa colaboração. O Brasil o está chamando para entrar nessa campanha de moralização e resgate da probidade.

Consignado

O empréstimo consignado concedido aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cujo desconto é efetuado diretamente no contracheque, teve o limite aumentado passando de 30% para 35% da renda mensal do benefício. Esse aumento da margem consignável será restrito para cobrir despesas efetuadas com cartão de crédito. Entende-se como mais uma imposição do governo para aumentar o endividamento dos aposentados e pensionistas. Lastima-se que ao invés de promover melhores condições de vida, agrava-se, cada vez mais, a situação dos que optam por essa modalidade de empréstimo que garante maior segurança às instituições financeiras.

Conferência

A 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Pará, em Belém, foi realizada no Hangar, no período de 19 e 21 do corrente mês. Pela programação o evento foi destacado no compromisso do governo do Estado para fortalecer um conjunto de ações de segurança alimentar e nutricional e promover o diálogo com a sociedade civil. A expectativa é de se reafirmar providências próprias para a nossa região, com alcance em todos os 144 municípios, visando a qualidade nas formas de garantir comida saudável na mesa dos paraenses. Que as proposições apresentadas não fiquem apenas registradas, mas, implementadas, e sem muita demora.

Petrolão

Os aposentados e pensionistas que trabalharam na Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, assim como os empregados da ativa, sentem-se mais aliviados com os resultados apresentados até agora da Operação Lava-Jato. As recentes notícias sobre a punição e a devolução dos recursos financeiros desviados pela quadrilha formada para assaltar a Empresa, demonstra que as ações promovidas pelo Poder Judiciário, permitirão o restabelecimento do crédito de ser o maior empreendimento da América Latina e patrimônio incontestável do povo brasileiro. Ficarão mais satisfeitos e aliviados se os que permitiram as fraudes e apropriação indébita desse patrimônio sejam punidos exemplarmente.

Educação

“O grau de educação de um povo é que indica o quanto este é rico ou pobre”. (Cristovam Buarque – Senador da República).