Artigo

Coluna do Aposentado (28) – 2015

Data da publicação: 14/09/2015

Descrédito

O descrédito está muito bem visível. A todo momento ouvimos comentários sobre o que vem acontecendo no Brasil e a posição é sempre a de repúdio pelas escancaradas e deprimentes informações sobre a corrupção instalada no país, com um esquema muito bem montado para apropriação indébita dos recursos financeiros, disponibilizados pelo contribuinte, cidadão brasileiro, esperando que o retorno do seu esforço no pagamento de impostos, seja revertido em serviços essenciais, como saúde, segurança, educação, transporte, etc. Aposentados, pensionistas e pessoas idosas, ainda acreditam em ações que possam reverter essa situação de calamidade.

Iniciativa

A iniciativa do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), com o projeto anticorrupção é louvável e está recebendo o apoio incondicional da sociedade. Tal providência reflete os anseios da população brasileira que almeja o país livre da corrupção, desmandos administrativos, políticos e impunidade. As opiniões de pessoas que, de pronto, aderiram ao movimento, foram destacadas no Jornal O Liberal de segunda-feira passada. Destacamos a de um jovem de 23 anos: “Precisamos, de todas as formas combater a corrupção. Agora espero que essa medida surta efeito, pois, já não acredito mais nos governantes do Brasil”.

Recursos

Propala-se abertamente que o Brasil está sem recursos financeiros para cumprir os seus compromissos assumidos. Até o orçamento para o exercício de 2016 não fecha por falta de receita. É uma questão que para nós, aposentados e pensionistas, remete uma simples pergunta: cadê os oitocentos bilhões de reais contabilizados na nossa conta Seguridade Social que foram registrados como superávit no período de 2000 a 2014? Não nos concederam reajustes que pudessem absorver todos esses valores. Sempre houve a negativa da inexistência de recursos financeiros, mesmo sabendo-se que as alegações não tem procedência. Seria esta mais uma questão a ser desvendada pelo Tribunal de Contas da União?

Seminário

Em São Paulo, semana passada, houve um seminário de especialistas em educação para debater o currículo nacional. Participaram do evento secretários estaduais, municipais, diretores de escola e outros profissionais da área educacional, com a promoção do Instituto Unibanco, o Jornal Folha de São Paulo e o Instituto de Estudo e Pesquisa (Insper). Foram abordadas as experiências do Canadá e Austrália voltadas à educação básica. Haverá uma proposta para uma base curricular no Brasil, defendida pelo Ministério da Educação que será divulgada brevemente. Que não esqueçam as propostas já formuladas para inserção do ensino sobre o envelhecimento.

Regularização

Os aposentados e pensionistas continuam na expectativa de que todos os acontecimentos relacionados à situação financeira do país, não impeça que senadores e deputados federais mantenham a posição assumida com a regularização das aposentadorias e pensões, permitindo que todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sejam contemplados pela igualdade no reajuste de seus proventos. A irregularidade praticada durante anos contra um grande contingente de cidadãos não tem motivo de permanecer, influenciando negativamente na qualidade de vida dessas pessoas. Os parlamentares têm essa responsabilidade de promover a correção dos procedimentos malfeitos pelos responsáveis da Previdência Social.

Eleição

Haverá eleição na Fundação Petrobrás de Seguridade Social Social (PETROS), no período de 14 a 28 de outubro de 2015. Assim sendo, todos os Participantes e Assistidos (aposentados e pensionistas) inscritos na Fundação até o dia 31 de julho de 2015 poderão votar para escolher 1 (um) representante dos Assistidos e 1 (um) representante dos Participantes Ativos e Assistidos no Conselho Deliberativo e 1 (um) representante dos Assistidos no Conselho Fiscal, com seus respectivos suplentes. Os ex-empregados da Petrobrás poderão receber todas as informações necessárias na Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (AMBEP). Av. Governador Magalhães Barata, nº695, sala 001, Edifício Tropical Center – Térreo, esquina com a Tv 3 de maio.

Envelhecimento

Os Congressos promovidos pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em Belém, destacaram a importância que deveremos observar na questão do ensino sobre o envelhecimento. Foram dois eventos com abordagem que indicam a necessidade de se promover, com maior brevidade possível, as recomendações relacionadas à área educacional, inserindo nos currículos dos cursos fundamental e médio, conteúdos sobre o tema envelhecer, assim como nas Universidades as disciplinas de Geriatria e Gerontologia Social. Que as nossas autoridades responsáveis pela educação tenham a devida sensibilidade e promovam ações próprias já estabelecidas no Estatuto do Idoso e Política Nacional do Idoso.

Homenagem

A propósito do assunto envelhecimento, bem que poderíamos ser contempladas com uma decisão de homenagem à pessoa idosa. O próximo dia 1º de outubro tem a data destinada às comemorações para o idoso. Seria uma oportunidade ímpar e de excelência a tomada de providências para que a inserção do ensino fosse implementada no Estado do Pará, nas escolas de 1º e 2º graus e na Universidade do Estado (UEPA). Com a palavra o Secretário de Educação e Governador Simão Jatene.

Educação

“A escola é o foco donde se irradia a luz: a luz que aclara os tempos e as nações.” (Basílio de Magalhães – Historiador Brasileiro).