Artigo

Coluna do aposentado (31) – 2014

Data da publicação: 22/09/2014

Petrobrás

Este é um nome para nunca mais ser esquecido pela sociedade brasileira, especialmente por empregados e ex-empregados da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás: Paulo Roberto Costa. Nos 8 (oito) anos que atuou como diretor da empresa, abusou, descaradamente, de um patrimônio construído com despreendimento de pessoas que somente almejavam o sucesso da Companhia para o fortalecimento e desenvolvimento econômico do país. É de se admirar e lamentar que indivíduos dessa índole permaneçam em cargos de relevância num empreendimento do porte da Petrobrás ou qualquer outra organização por tanto tempo, inclusive, com possibilidade de ser contemplado com os favores da delação premiada.

Falcatruas

As falcatruas de Paulo Roberto Costa e, igualmente, dos seus comparsas, favorecidos com os recursos de negócios ilícitos praticados na Petrobrás, merecem investigação rigorosa das nossas autoridades, com punição severa dos envolvidos, sendo a sociedade informada com toda a transparência de tudo o que foi concluído nos inquéritos da polícia federal, nas comissões parlamentares e apurações administrativas da Empresa. Os fatos relatados até agora nos meios de comunicação demonstram, mais uma vez, que a corrupção esteve presente com envolvimento de pessoas de representatividade nas Casas Legislativas e Governantes. A devolução dos valores subtraídos é imprescindível ao patrimônio do povo.

Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito teve início no dia 18 e terminará na próxima quinta-feira 25. É um evento significativo para o cidadão. Nesse período palestras, reuniões e debates serão o foco para que resultados benéficos sejam alcançados. Os aposentados, pensionistas e pessoas idosas, almejam que esses momentos de discussão favoreçam de fato a proteção dos usuários que utilizam o transporte coletivo em todo território nacional, promovendo-se ações que venham facilitar a movimentação não só nos veículos, mas, também, nas áreas de deslocamentos das pessoas. A sinalização adequada é um fator de influência vital para que se tenha a proteção do transeunte.

Presidenciáveis

Os candidatos à presidência do Brasil ainda não se manifestaram sobre a política que adotarão relacionada aos aposentados e pensionistas. É uma falha que não deveria acontecer. Já deveriam ter definidas as propostas nos seus programas de governo. O segmento vem sofrendo há bastante tempo tratamento diferenciado que consideram como punição, pois, lhes impõem defasagem inconcebível nos seus proventos, concedendo-lhes reajustes inferiores aos concedidos a outros beneficiários pertencentes ao mesmo regime. Pratica-se, portanto, a discriminação permitindo perdas que dificultam, inclusive, a manutenção da qualidade de vida que possuiam no ato da aposentadoria. Injustiça!

Comemoração

O dia da pessoa idosa que se comemora em primeiro de outubro será de grande movimentação em Belém. As entidades que lidam com o segmento estão se preparando com atividades que marcarão a data. Iniciou-se no domingo, dia 21/09, uma programação extensa envolvendo OAB/PA (Comissão do Idoso), ABRAZ (Alzeimistas), CEDPI (Conselho da Pessoa Idosa) e DEPID (Delegacia de Proteção ao Idoso), na praça da república, a partir das 8hs, estarão promovendo ações integradas de atendimento. Outros eventos estão programados para se estender por todo o mês de outubro, com palestras, caminhadas, audiências públicas, seminários e outros assuntos próprios relacionados à política da pessoa idosa.

Insistência

Não poderemos deixar de insistir no chamamento das pessoas idosas, maiores de 70 (setenta) anos, para comparecerem às urnas nas próximas eleições a serem realizadas em outubro. Mesmo sabendo que o voto dessas pessoas é facultativo, entendemos ser importantíssima a participação na escolha dos melhores candidatos para representá-los nos Poderes Legislativo e Executivo. Tanto assim, que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/PA, formulam um convite especial para que se efetive tal participação no fortalecimento da democracia, confirmando-se o voto como arma de defesa, de autonomia e de garantia no exercício da cidadania.

Seguridade

Os representantes da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e Fundação Anfip, tendo à frente o vice-presidente Vilson Romero, fizeram a entrega da Análise da Seguridade Social 2013 ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Sr. Ricardo Berzoini. A análise da conta Seguridade Social é fruto de levantamento de dados relativos à arrecadação financeira anual para aplicação dos recursos nas áreas de saúde, assistência social e previdência social. Refutamos esse ato como relevância ímpar para que os governantes possam tomar conhecimento das receitas, despesas e saldos superavitários evitando-se divulgações de déficit’s e rombos no Sistema Previdenciário. Parabéns Anfip.

Reivindicações

As reivindicações dos aposentados e pensionistas estão muito bem definidas nas proposições emitidas pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e tem apoio integral das Federações Estaduais e Associações de Base, refletindo as aspirações de todo esse contingente de cidadãos, massacrados por uma política de achatamento, aplicada no reajuste dos proventos que recebem a título de aposentadoria e pensão. Urge, uma manifestação de todos, antes das eleições de outubro, no sentido de pleitear aos deputados federais a aprovação do Projeto de Lei nº4434/2008. Utilize o telefone gratuito 0800 619 619, identifique-se, e diga que quer a sua aprovação.

Poder

Como estamos próximos das eleições, voltamos a lembrar: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos” (Art. 2º da Constituição Federal).