Petrobrás pode e deve continuar como operadora única do pré-sal
A AEPET, através do seu presidente, Silvio Sinedino, repudia o editorial publicado em O Globo, neste domingo (14). Aproveitando-se do momento delicado por que passa a Petrobrás, com a investigação dos escândalos revelados pela operação lava jato e a baixa do preço internacional do petróleo, o jornal advoga pela mudança no modelo de partilha, adotado para o pré-sal, e que torna a Petrobrás operadora única.
Para O Globo, a empresa não teria fôlego financeiro para manter o Plano de Negócios já aprovado até 2018, o que levaria o governo a não promover novas licitações no pré-sal. Sinedino refuta tais argumentos, com a certeza da capacidade da Petrobrás em cumprir o planejamento e seguir sendo operadora única.
Veja Mais
Caos na Educação é tema do Faixa Livre desta terça-feira
Os graves problemas que o Brasil enfrenta na área da Educação são tema na mesa de debates do Programa Faixa Livre que vai ao ar nesta terça-feira (16). Para tanto, foram convidados o os professores Roberto Leher, da UFRJ, e Gaudêncio Frigotto, da UERJ, além de Suzana Gutierrez, representando o SEPE. O Faixa Livre vai ao ar diariamente entre 9h e 10h30 pela Rádio Livre 1440 AM, mas você também pode ouvi-lo através do site da AEPET.
Cerco à Petrobrás continua, sem trégua
A mídia agora informa sobre uma suposta intenção do governo de que a Petrobrás arque com as dívidas trabalhistas de fornecedores, em virtude de problemas de caixa e insegurança jurídica que teriam sido causados pela operação Lava Jato. Tal proposta de benefício aos corruptores teria origem no cartório da segunda vara da Justiça do Trabalho em Macaé, norte do Estado do Rio. O argumento é de que Macaé vive uma “onda de demissões”, que se reflete no salto do número de ações trabalhistas abertas na cidade, que triplicou neste ano. São cerca de 14 mil novos processos, ante 4.800 em 2013.
Veja Mais
Coluna do Aposentado (42)
Por Emídio Rebelo
Petrolão
Não basta somente mandar recado duro. Os envolvidos no assalto à Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, tem que ser punidos rigorosamente e devolver tudo o que foi surrupiado da Empresa. Já sabemos que a Comissão Parlamentar criada para apurar as irregularidades não apresentou resultados convincentes. Revelou a insignificância como já aconteceu em outras ocasiões. Os que na Petrobrás trabalham e os que trabalharam, aposentados (ex-empregados) têm a convicção que a Polícia Federal, o Ministério Público, a Procuradoria da República e o Poder Judiciário saberão cumprir com o dever cívico de investigar até as últimas conseqüências e promover o castigo dos que, de forma, inescrupulosa, se apropriaram de um patrimônio que pertence ao povo brasileiro.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Em meio à crise, ANP fará mais uma rodada de leilões (leia mais)
Aumenta o cerco à Petrobrás como operadora única do pré-sal (leia mais)
Governo deveria aproveitar para recomprar ações da Petrobrás (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Sem punir corruptores não se vence a corrupção (AEPET Notícias 407)
Pré-Sal é estratégico para o Brasil crescer (AEPET Notícias 406)
Petrobrás: sempre um bom investimento (AEPET Notícias 405)
O barril Tipo Brent estava em US$ 61,85 nesta 2ª feira (15/12). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 57,81 o barril (Oil-Price.Net).