Boletim AD

AEPET Direto 21/05/2014

Data da publicação: 21/05/2014

ANP acredita em fluxo positivo do óleo cru

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, garantiu que em 2014, após um período de fracas exportações e importações crescentes, o Brasil terá um “fluxo positivo de óleo cru”, ou seja, superávit comercial em relação a este produto.O déficit verificado ultimamente tem afetado a balança comercial brasileira, bem como as contas da Petrobrás. No entanto, o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, pondera que para inverter a situação da balança comercial do país as exportações de petróleo bruto teriam que crescer em 50%, mas até agora esse crescimento gira em torno de 20%, apenas.
Veja Mais

Fusões no setor de óleo e gás crescem 125%

De acordo com levantamento da empresa KPMG com 43 setores da economia brasileira, o número de fusões e aquisições no setor de óleo e gás, neste primeiro trimestre, registrou um aumento de 125% se comparado ao mesmo período do ano passado, já que, durante os três primeiros meses de 2014, foram concretizadas nove operações, contra quatro em 2013.Para o economista Paulo Passarinho, apresentador do Programa Faixa Livre, antes de refletir apenas no aumento de capacidade industrial, o processo de concentração – e, possivelmente, de centralização do capital – deverá implicar em programas de valorização de ativos, que geralmente acabam em redução de pessoal para aumentar lucros.
Veja Mais

Coluna do Aposentado (15)
Por Emídio Rebelo

Legado

Requer providência imediata para apuração rigorosa das irregularidades apontadas no legado deixado pelo ex-presidente Getúlio Dornelles Vargas à nação brasileira. A Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, é um patrimônio de indiscutível relevância que não pode ficar a mercê de falcatruas e interesses escusos. As denúncias veiculadas na mídia e as manifestações políticas de parlamentares no Congresso Nacional, devem ser caracterizadas pela realidade dos fatos. Não pode nem deve servir de instrumento de vantagem no jogo político. Os ex-empregados (aposentados) acompanham todas as notícias divulgadas e aguardam um desfecho favorável exigindo o resgate da empresa que ajudaram a construir.
Veja Mais

Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:

“Abraço” em defesa da Petrobrás, dia 28 de maio (leia mais)
Petrobrás decide converter plataformas na China (leia mais)
Custos com termoelétricas afetam Petrobrás (leia mais)

“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes

Por onde sangra a Petrobrás (AEPET Notícias 403)
Gás venenoso (AEPET Notícias 402)
Venderam o futuro do Brasil (AEPET Notícias 401)

O barril Tipo Brent estava em US$ 109,37 nesta 3ª feira(20/05). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 102,61 o barril (Oil-Price.Net).

Entenda a composição do preço da gasolina.

Acessar publicação original:

aepet.org.br