Notícia

AEPET responde ao jornalista José Neumanne Pinto

Data da publicação: 20/10/2016
Autor(es): Alex Prado

Em sua coluna n’O Estado de S. Paulo (A2), o jornalista José Neumanne aborda notícia publicada pelo jornal no último domingo, comentando que a Associação dos Engenheiros da Petrobrás e os sindicatos do setor nada disseram contra o desmanche da companhia pelo “superfaturamento de contratos” em troca de “adjutórios” para petroleiros, políticos e legendas das receptadoras de doações.

A AEPET (Associação de Engenheiros da Petrobrás), ao longo de sua história, nunca se omitiu em informar a direção da Petrobrás e seus acionistas sobre incorreções e atos praticados que poderiam trazer danos à companhia. Quando necessário, entrou com ações junto à Procuradoria Geral da República, Polícia Federal e Justiça Federal, visando defender a empresa.

Foi assim durante a década de 1980 com o diretor Albérico Barroso, durante as privatizações da década de 1990, bem como nos anos 2000 até o dia de hoje.

Uma visita ao site da entidade mostra um sem número de correspondências alertando para não observância de critérios técnicos, em contratações tipo EPC (Engineering, Procuremente and Construction), contratos globais que favoreciam grandes consórcio de empresas, diferente de todo histórico e experiência da companhia desde sua criação, quando sempre se preferiu um maior número de empresas especialistas, sob a coordenação e integração de seus técnicos. Nossas críticas foram corroboradas nas conclusões e constatações da operação Lava Jato, mostrando a necessidade de ter-se um Projeto Básico com escopo ampliado antes de se iniciar qualquer emprendimento.

Cabe registrar que nossos alertas se referiam a questões técnicas trazidas pelo nosso corpo de associados. Não tivemos conhecimento, assim como a imprensa, dos fatos e denúncias trazidos à público nos últimos anos pela citada operação. Se nos tivessem sido trazidas, tomaríamos todas as providências, como de praxe na história da entidade.

Enviamos alguns endereços de documentos disponíveis no portal da entidade, para sua consulta e divulgação.

Propostas para o fortalecimento institucional e defesa da Petrobrás contra a corrupção (Especial)

AEPET NOTÍCIAS 394