Notícia

Agenda Internacional – 10/03/2015

Data da publicação: 10/03/2015
Autor(es): Flávio Aguiar

Rússia

O governo russo anunciou a detenção de cinco suspeitos em relação ao assassinato do líder oposicionista Boris Nemtsov, ocorrido em 27 de fevereiro, em Moscou. Há informes de que um outro suspeito teria se suicidado ao se ver cercado pela polícia. Dois dos suspeitos já foram formalmente acusados por participação no assassinato, mas ainda não está definido sobre quem caira a acusação da autoria dos disparos. Um dos acusados e Zaur Dadyev, que fez parte das forças pro-russas na Chechenia. O governo vem trabalhando em torno da hipótese de uma conexão muçulmana, motivada pelas declarações de Nemtsov depois do “caso Charlie Hebdo”. As oposições continuam responsabilizando direta ou indiretamente o governo russo pelo crime.

Israel

No fim de semana houve uma grande manifestação contra o governo de Benyamin Netanyahu em Tel Aviv. Segundo os organizadores, havia 80 mil pessoas nela; segundo a polícia, 40 mil. Diversas mídias falaram em 50 mil. Os manifestantes pediam a substituição do atual governo por outro mais simpático ao processo de paz com os palestinos e a proposta de duplo estado. As eleições vão ocorrer no dia 17. Está marcada uma manifestação pro-Netanyahu para o dia 13.

EUA

A próxima temporada eleitoral para a presidência foi aberta com a confirmação extra-oficial de que a senadora e ex-secretária de Estado Hillary Clinton será mesmo a candidata dos democratas. Vários analistas apontam que isto lhe dá uma certa vantagem sobre os republicanos, apesar do domínio que estes têm no Congresso. O PR não tem candidato definido, sendo que há pelo menos uma dúzia de pretendentes a indicação. Além disto o PR vem se apropriando e sendo apropriado por causas extremamente conservadoras, como o combate às novas leis de imigração que visam facilitar a legalização dos clandestinos, o negacionismo em relação a problemas climáticos, a desregulamentação de leis desproteção ambiental, de legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, entre outras. Isto pode levar o partido a perdas de apoio de segmentos importantes do eleitorado.

Iraque

Prossegue ofensiva do exército iraquiano contra o Estado Islâmico em Tikrit, cidade natal do ex-ditador Sadam Hussein, apoiada por aviação e artilharia. A ofensiva conta com o apoio de milícias treinadas pelo exército iraniano.

Japão e Alemanha

A chanceler Angela Merkel está em visita ao Japão. Na pauta, além de temas tradicionais como comércio e cooperação, um ponto espinhoso: como tratar o passado militarista de ambos os países. O primeiro-ministro conservador Shinzo Abe vem propondo uma nova militarização do país, o que pode relançar dificuldades no relacionamento com a China e a Coreia do Sul.