O 8º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros acontece de 15 a 17 de agosto, em São José dos Campos (SP). O tema deste ano será a resposta que o movimento sindical deve dar aos ataques desferidos pela direita e grande imprensa contra a maior empresa do país.
Com o título ‘Para combater a privatização e corrupção, Petrobrás 100% Estatal e Pública’, o Congresso pretende reunir petroleiros de todo o país para debater a conjuntura política, a atual situação da companhia e, também, a pauta histórica da categoria para a campanha de reivindicações deste ano.
Segundo a FNP, o debate será fundamental para realizar uma defesa consequente da Petrobrás. Afinal, se por um lado a direita e a imprensa tentam a qualquer custo desgastar a empresa, por outro lado o atual governo deixou um terreno fértil para uma série de irregularidades – hoje exploradas com fins eleitorais por aqueles que sempre defenderam a privatização da empresa.
Já o 16º Congresso Nacional da Federação única dos Petroleiros (FUP) teve início nesta quinta-feira e segue até 17 de agosto, em Natal (RN) e espera reunir cerca de 400 trabalhadores, entre delegados, observadores, convidados e assessorias. Com o tema “21 anos de lutas: sem retrocesso, pelo Brasil e pelos trabalhadores”, o Congresso debaterá temas da conjuntura política e econômica do país, reivindicações que permearão a campanha salarial da categoria, agendas de luta e também elegerá a nova direção colegiada da FUP para o período 2014/2017.