Segundo o Ministério de Minas e Energia, o governo está estudando a possibilidade de realizar duas rodadas do pré-sal nesteano, sob regime de Partilha de Produção. Uma rodada já estava programa para ocorrer em 2017.
A ideia seria antecipar a terceira rodada do leilão do pré-sal, de acordo com informações da agência Reuters. O governo não deu detalhes sobre as razões para a antecipação, nem quais áreas poderão ser leiloadas.
Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia, disse na semana passada que o governo analisava adiantar a segunda rodada do pré-sal, prevista para o segundo semestre, para o primeiro semestre deste ano.
Porém, a antecipação depende de trâmites como o cumprimento do prazo para que a Petrobrás decida se exercerá seu direito de preferência. A segunda rodada vai ofertar quatro áreas adjacentes a grandes descobertas, e com menores riscos para seus operadores.
Depois que as áreas foram publicadas no Diário Oficial da União, a estatal tem 30 dias para definir se exerce o direito de preferência. A primeira rodada do pré-sal negociou a área de Libra, na Bacia de Santos, em 2013.
Publicado em 17/01/2017 em Jornal GGN.