Em mais uma etapa de seu programa de desinvestimento, a Petrobrás vendeu sua participação acionária de 44,5% na empresa Transierra S.A. para a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) por US$ 106,7 milhões. A alienação está alinhada com o Planejamento Estratégico da Companhia e atendeu à Lei nº 466 de dezembro de 2013 que estabelece o marco regulatório das empresas públicas na Bolívia.
A Transierra S.A., constituída em 2000, é uma empresa que presta serviços de transporte de hidrocarbonetos por dutos, conectando os Campos de San Alberto e San Antonio com o Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL). As operações da Petrobrás nestes campos não serão impactadas pela venda.
O presidente da AEPET, Silvio Sinedino, reitera sua posição contrária, neste momento, ao programa de desinvestimento da Petrobrás . “Além da conjuntura não ser apropriada à venda de ativos da Companhia, pois todos sabem que enfrenta problemas de caixa, a forma como essas vendas estão ocorrendo também não é a mais apropriada”, frisa Sinedino, que é representante eleito dos funcionários no Conselho de Administração da empresa. Para Sinedino, o melhor caminho para a venda de ativos, na ocasião oportuna, é a licitação.