Petrobrás recebe prêmio ‘Comunicadores do Ano 2013’ da Aberje
O gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobrás, Wilson Santarosa, recebeu ontem (7/11), em São Paulo, o prêmio “Comunicadores do Ano 2013”, durante a 39ª edição do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). No ano em que a Petrobrás comemora 60 anos, Santarosa recebeu a homenagem das mãos do presidente da entidade, Paulo Nassar.
Para Santarosa, o prêmio é resultado do esforço integrado de todas as áreas da comunicação institucional da Petrobrás. “Temos trabalhado, ao longo dos anos, para desenvolver uma comunicação alinhada com os valores da marca e que represente diálogos relevantes, abertos, transparentes e honestos com nossos públicos de interesse. Esse troféu é um grande reconhecimento. É uma honra receber este prêmio de uma entidade tão respeitada, uma motivação a mais para os novos desafios”.
O Prêmio Aberje reconhece a cada ano a qualidade e eficácia das ações de comunicação de organizações de diversos segmentos de negócio e regiões do país. A escolha é feita por um júri integrante do Conselho Deliberativo da Aberje, que é formado por profissionais reconhecidos no mercado nacional.
Para Nassar, Santarosa tem marcado positivamente a história da comunicação empresarial brasileira. “Como poucos, Santarosa entendeu as dimensões histórica, social, política, econômica, cultural e simbólica da comunicação da Petrobrás. Provas disso são as ações comunicacionais desenvolvidas pela Petrobrás nos últimos dez anos, direcionadas para as suas inúmeras redes de relacionamento, mercados e sociedade, que trazem em suas narrativas as marcas do Brasil e de seu povo, o alinhamento da empresa com os propósitos da sociedade e mensagens que tem inspirado os sonhos, a coragem, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo dos brasileiros. A ABERJE ao premiar Wilson Santarosa como Comunicador do Ano reconhece também a capacidade deste líder de entusiasmar os comunicadores da maior empresa brasileira para a causa de uma comunicação transcendente e humanista”.
Wilson Santarosa é funcionário da Petrobrás desde 1975. Foi Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Petros de Seguridade Social e atuou como Diretor do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). Foi eleito Personalidade do Ano de 2003 e 2004 no Prêmio Aberje e ganhou o Prêmio Colunistas de Homem de Marketing do Rio de Janeiro em 2004.
Plataforma Integrada de Comunicação Institucional
A Petrobrás lançou no dia 9 de maio uma plataforma de comunicação institucional que conta com uma série de iniciativas para reforçar a identificação do público com a marca. Entre os destaques, uma campanha integrada de publicidade; a reformulação completa do sistema de identidade de marca; com inovações visuais, verbais e sonoras; ativações promocionais; além da multiplicação do conceito da campanha em todos os canais proprietários de comunicação da Companhia.