Entrevista com Sylvio Massa sobre o livro “Carta ao filho”
O economista e escritor Sylvio Massa falou a Imprensa da AEPET sobre o seu livro “Carta ao Filho” em que ele faz uma analogia à obra de Franz Kafka e respondeu as perguntas sobre a sua literatura que faz uma abordagem do estilo que desenvolve no seu livro. “Queiramos ou não, somos vítimas ou seguidores voluntários dos Homens que pensaram e os outros que ainda pensam sobre os caminhos da Humanidade. Kafka foi um deles, entre os mais importantes do século vinte. Por meio do romance, do conto, da parábola, dos aforismas refletiu sobre as organizações da sociedade, antecipou o domínio da burocracia, vaticinou sobre as formas de violência que surgiriam com o poder político de poucos, agregou-se aos grupos que combatiam as formas “imperialistas” da época, denunciou a exploração e mutilação dos operários em trabalhos de risco e, em síntese, lutou e sucumbiu contra qualquer forma de tirania, onde o Pai é usado como símbolo dessa luta. A imagem comercial dele, a que mais vende, é a de vitima da sociedade; de pensador pessimista, do viés religioso que o amesquinha”; analisa Sylvio Massa. Leia a seguir as respostas que o autor deu sobre o seu livro.
1) Como foi a ideia de fazer este livro?
A longa pesquisa efetuada sobre os aspectos poucos divulgados da vida do Kafka motivou-me a utilizá-los em forma de Carta trazendo à tona a posição política dele no contexto da familia, dos amigos, e do trabalho.
2) A Semelhança com a obra de Franz Kafka faz o livro mais instigante? Como é este processo de criação em cima desta ficção?
O mais instigante é revelar um Kafka que é censurado pelos meios que criam imagens comerciais.
3) O livro já teve criticas favoráveis de especialistas do ramo literário. Como você vê este tipo de abordagem?
O livro já recebeu opiniões favoráveis e merece destaque a do Professor Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, que afirmou tratar-se de “um relato bem fundamentado….e supreendente”. Assim, o livro está entregue ao público e eu colho com respeito todas as opiniões;
4) Qual o tipo de linguagem usada nesta obra sobre o criador da Metamorfose? Este estilo cria um vinculo entre o personagem e o escritor no sentido de tornar um prazer a leitura do livro?
A leitura é leve e quando atinge a reflexão incomoda, pois pode indicar que se não estivermos alertas seremos vítimas de manipulações.
5) Existe um projeto de lançar este livro ao público de uma forma geral?
O livro está disponível na Internet – Editora Altadena loja 2 – e, em breve, será anunciado o lançamento acompanhado de uma leitura teatral e de um debate aberto ao público.