A batalha que a Petrobrás está travando na Justiça para garantir a venda de alguns de seus ativos, uma espécie de privatização a conta gotas, ao estilo do que pensa o seu presidente Pedro Parente, está enfrentando fortes reações. Reações internas, de funcionários que não associam a imagem de Parente com a história da Companhia, assim como foi com o Presidente anterior, Aldemir Bendine, apelidado de “Vendine”.
Reações também externas, através de associações de funcionários e da própria Federação Nacional dos Petroleiros, que reúne os sindicatos da categoria por todo Brasil. A Federação, através de seu Departamento Jurídico, tem batido firme contra essas iniciativas buscando impedir na Justiça que as vendas sejam realizadas.
O site Petronotícias fez um levantamento de algumas dessas ações e mostra agora como está o encaminhamento de algumas delas:
1 – Baúna e Tartaruga Verde – Campos de Petróleo – Karoon Gás – VENDA CANCELADA
2 – Liquigás – Distribuidora de Gás – Ultrapar – Processo no CADE
3 – Termobahia – Controla 2 Usinas Termelétricas – TOTAL – Aguarda decisão Liminar
4 – BR Distribuidora – Maior rede de postos – Não Tem – Venda Cancelada
5 – NTS – Rede de Dutos do Sudeste – Brookfield – Ação vai para o STJ
6 – SUAPE & CITEPE – Petroquímica – Petrotemex Dak Americas – Ação vai para o STJ
7 – Carcará – Campo no pré-sal – Statoil – Liminar suspensa
8 – Lapa, Iara, Atapu, Berbigão e Sururu – Campos no pré-sal – TOTAL – Aguardando Liminar
9 – Sirizinho, Macau , Cancã, Riachuelo, Fazenda, Belém, Buracica, Miranga,Fazenda Cedro, Fazenda São Jorge, Riacho da Forquilha, Lagoa Parda – Campos Terrestres – Sem Comprador – Venda Cancelada
10 – Caioba, Camorim, Dourado, Tatui, Guaricema, Curimã, Espada, Atum, Xereu – Águas Rasas – Sem Comprador – Venda Cancelada