Assunto: privatizações no Sistema Petrobrás
A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) é uma sociedade civil de caráter técnico, sem posicionamento político-partidário, que tem entre seus objetivos defender a soberania nacional sob todos os seus aspectos, defender o Sistema Petrobrás e seu Corpo Técnico, pugnar pelo planejamento institucional e estratégico da Petrobrás e suas subsidiárias, bem como por sua eficiência e eficácia.
Na visão técnica da Aepet, os ativos do Sistema Petrobrás e a atual situação econômica e financeira, demonstrada por uma forte e consistente geração de caixa, compatível com seus investimentos, garantem a resiliência do Sistema e a obtenção e manutenção de adequados indicadores econômicos e financeiros.
Dessa forma, a Aepet considera não haver necessidade técnica para privatização e venda de ativos estratégicos do Sistema, principalmente nas áreas de refino, transporte e comercialização. Pelo contrário, considera-se que a venda de refinarias, terminais e dutos reduziria a resiliência do Sistema Petrobrás.
Esse posicionamento da Aepet decorre das conclusões do estudo intitulado “Importância do Refino, do Transporte e da Distribuição do Petróleo e de seus Derivados para o Brasil e a Petrobrás”, que ora é submetido à apreciação de Vossa Excelência.
A Aepet coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos técnicos sobre o tema.
Atenciosamente,
Felipe Coutinho
Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás