“O legado de Maurício Azêdo precisa seguir, defendendo e assegurando as conquistas sociais do povo brasileiro, promovendo e articulando movimentos por um Brasil justo, e com uma imprensa totalmente democratizada”
Com espírito de luta, orgulho e satisfação, venho representando a centenária e combativa Associação Brasileira de Imprensa (ABI), juntamente com o companheiro Mario Augusto Jakobskind, em alguns fóruns e coletivos de luta da sociedade civil, delegado e apoiado pelo ex-presidente Maurício Azêdo. Levando o importante apoio da entidade às diversas lutas de interesse da sociedade como foi o ATO em defesa do Estádio Célio de Barros, tão necessário para o desenvolvimento do atletismo nacional e o futuro sucesso no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de 2016.
Realizamos Atos de suma importância e compromisso social: em defesa da cidade pública e contra o balcão de negócios dos espaços públicos, contra as remoções, em defesa do Complexo do Maracanã, do Parque aquático Júlio de Lamare, da Escola Municipal Friedenreich, da Aldeia Maracanã, realizamos ao lado de diversas entidades e lutadores o Fora Feliciano, o Fora Marin, promovemos um grande Ato ao lado do MST pela apuração dos assassinatos no Campo e pela reforma agrária, contra a criminalização do movimento social e a violência do Estado nas manifestações populares, encaminhamos relatórios ao MP para investigar a política de segurança do Governo do Estado, e a forma truculenta e irresponsável como a PMRJ vem agindo.
A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos apoiou o movimento “Passe Livre”, pela CPI dos ônibus e abertura da “CAIXA PRETA” da FETRANPOR. Apoiamos também a luta dos profissionais da Educação, lutando ao lado do SINDIPETRO e de diversos movimentos sociais contra as privatizações do Petróleo e dos Minérios, temos programada uma agenda de SEMINÁRIOS pela Democratização da Mídia e da quebra urgente do monopólio, faremos o 3º Seminário Mídia Democrática no dia 9 de dezembro, apoiamos e realizamos Audiências públicas pela apuração dos arquivos da ditadura e punição aos culpados, entre outras demandas.
Agora mesmo venho representando a ABI, na construção do 1º Conselho Municipal de Comunicação e na criação do CANAL DA CIDADANIA. Este canal de televisão, plural, livre e democrático, será uma ameaça, e nova alternativa ao jornalismo coorporativo e comercial. O pedido de exploração do Canal pelo município do Rio de Janeiro está previsto pela portaria 489/2012, do Ministério das Comunicações, além da Constituição do Conselho Municipal de Comunicação.
O projeto faz parte do conjunto de canais públicos dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). O principal objetivo é a busca pela expressão e participação popular. Além disso, pretende-se fomentar a produção audiovisual independente, de caráter local. O Canal da Cidadania possui quatro faixas de conteúdo: a primeira para o Poder Público municipal, a segunda para o Poder Público estadual e as outras duas para associações comunitárias. É uma forma de democratizar o acesso à informação, através da participação da sociedade.
O legado de Maurício Azêdo precisa seguir, defendendo e assegurando as conquistas sociais do povo brasileiro, promovendo e articulando movimentos por um Brasil justo, e com uma imprensa totalmente democratizada. Esse é o papel histórico da A.B.I, precisamos seguir firmes gritando com o povo brasileiro em defesa de um verdadeiro e necessário PROJETO de NAÇÃO!