Notícia

Governo mexicano aproveita Copa para entregar petróleo

Data da publicação: 27/06/2014

Em sua edição do último dia 22 de junho, o jornal New York Times publicou matéria intitulada “Enganando os torcedores mexicanos”, destacando que os políticos daquele país estão aprovando leis impopulares, enquanto a população está ligada na Copa do Mundo. E a principal delas é a abertura para a exploração do petróleo do México por estrangeiros.

“Para debater e aprovar leis que poderiam abrir a Pemex, a companhia de petróleo estatal, ao investimento estrangeiro, o Congresso Mexicano agendou sessões de 10 a 23 de junho, datas coincidentes com… vocês sabem o quê. A aprovação final é sujeita a atrasos, mas originalmente era prevista para segunda-feira, quando o México enfrentaria a Croácia para decidir qual país prossegue rumo às oitavas de final”, diz o texto.

O vice presidente da AEPET, Fernando Siqueira, não se surpreendeu com a artimanha. “No Brasil, isto não é novidade. Em 1997, quando foi feita a Lei 9478/97, que extinguiu o Monopólio Estatal do Petróleo, foi dado à Petrobrás o direito de ficar com 10% das áreas que ela havia mapeado como prováveis detentoras de reservas – as chamadas áreas azuis. A Petrobrás montou uma equipe de especialistas, que passou seis meses estudando e escolhendo os 10% das áreas mais promissoras. Pois bem, feita a escolha, durante a Copa de 1998, na França, e enquanto os brasileiros torciam a ANP tomava 30% dos 10% das áreas minuciosamente escolhidas pela Petrobrás, ficando esta com apenas 7% do total”, relata Siqueira. “A AEPET denunciou isto na época, exaustivamente. Estamos, pois, disputando também a copa do mundo do entreguismo”, define.

A matéria prossegue alertando a população mexicana para que “dentro de três semanas, ao despertar dos sonhos da Copa do Mundo, lembre que, quando a festa do futebol começou, o país [México] se encontrava na véspera de decisões monumentais. Se, ao acordar, você se der conta que as reservas energéticas do país tiverem sido vendidas muito barato ou algo parecido, não perca tempo protestando porque esta é uma crônica previamente anunciada”.

Leia a matéria na íntegra: Fooling Mexican Fans