Escócia:
“Sim” (voto pela independência no plebiscito previsto para o dia 18/09) tem o primeiro lugar nas pesquisas de opinião. Libra cai e mercados tremem. Ações de empresas escocesas perdem valor. É a primeira vez em que o “sim”supera o “não”. Parlamento britânico e governo estudam novas concessões para manter Escócia no Reino Unido. Caso o “sim” vença, o primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, marcará a independência para o dia 23 de março. Até lá haverá muito o que resolver: que moeda terá o novo país? Como dividir a dívida pública? O que fazer com os 59 deputados da Escócia no Parlamento em Londres? Qual será a reação da OTAN e da União Europeia? Há o temor de que os separatismos se alastrem: País de Gales no Reino Unido, País Basco e Catalunha na Espanha, a Lombardia na Itália, o Pays d’Oc na França, até os curdos no Iraque.
Ucrânia e Rússia
Luta na periferia da cidade de Mariupol ameaça trégua frágil. No restante do leste do país a trégua está vigente, apesar de violações menores. Em Mariupol o grupo de extrema-direita “Batalhão Azov”, que defende a cidade contra os separatistas, já havia se declarado contra a trégua, e anunciou que ela “terminou”. O “Batalhão Azov”, reconhecido como neonazi, antissemita, homofóbico, a favor da “limpeza étnica” do país, entre outras qualidades, foi empoderado pelo Ministério da Defesa – dominado pela extrema-direita – junto com outros grupos extremistas do país para lutar contra os rebeldes. Por sua vez, diante de novas sanções a serem implementadas a partir desta segunda nos setores financeiro e energético, Rússia ameaça fechar seletivamente seu espaço aéreo, entre outras retaliações.
Ebola
Nova esperança com vacinas que protegeram macacos por 10 meses. Agora começam testes em seres humanos. As pesquisas vêm sendo feitas por laboratórios dos Estados Unidos e da Ingaterra. Primeiro foi testada um tipo de vacina, que protegeu os macacos durante dois meses. Neste prazo foi aplicada em alguns deles uma nova vacina, e a conjugaçào das duas vêm impedindo que eles contraiam a doença. Na África, Serra Leoa decreta toque de recolher permanente durante três dias, a partir de 18 de setembro. A medida tem por objetivo permitir a localização e recolhimento de todos os doentes ou suspeitos de estarem infectados. O prazo de 18 de setembro foi definido para permitir que as pessoas se municiem de víveres e outros bens necessários para passar os três dias sem sair de casa.
Estados Unidos e Estado Islâmico
O presidente Obama apresenta ao Congresso norte-americano um plano para combater Estado Islâmico (ISIS) nesta terça-feira. O plano, que, segundo o presidente, exclui a presença de combatentes terrestres, teria o apoio de mais nove países: França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá, Austrália, Dinamarca, Turquia e Polônia. Ao mesmo tempo o secretário de Estado John Kerry chefia uma delegação norte-americana em visita ao Oriente Médio para ganhar o apoio dos países da região e da Liga Árabe. Na quarta-feira, o primeiro-m inistro David Cameron deve discutir o plano com o Parlamento britânico.
Grécia
O parlamento grego vota lei anti-discriminação nesta semana, mas grupos de direitos humanos denunciam o projeto como insuficiente. A principal preocupação dos ativistas e do partido de esquerda Syriza se volta para a homofobia, pois o projeto em pauta não estende a proteção legal aos homossexuais ou casais do mesmo sexo, vítimas crescentes de ataques por parte de grupos de extrema-direita. Membros do partido conservador Nova Democracia têm dado sucessivas declarações condenando as uniões de pessoas do mesmo sexo. Também preocupa a situação da polícia, acusada de omissão ou mesmo de conivência com grupos de extrema-direita.
G-20
Na quarta-feira ministros do Trabalho do G-20 se reúnem na Austrália. Desafio: criar 81 milhões novos postos de trabalho até 2018 e favorecer um aumento geral de salários. Estudo da Confederação Sindical Internacional (que acompanhará a reunião), presidida pelo brasileiro João Felício, também secretário de Relações Internacionais da CUT, indica que um incremento de 1% do PIB dos países do G-20 em investimentos sociais e infra-estrutura daria um retorno de aumento de 5,4% do mesmo PIB destes países. Enquanto isto, é bom não esquecer, as oposições brasileiras se esmeram em prometer o fim da valorização do salário mínimo e cortes nos invetimentos públicos para “recuperar” a economia.
Banco Central Europeu
A revista alemã Der Spiegel anunciou ter obtido junto a banqueiros a informação de que o B. C. E. prepara uma injeção de 800 bilhões de euros junto ao sistema financeiro para ampliar o crédito e ajudar no combate à deflação recessiva no continente. Enquanto isto, é bom não esquecer, as oposições brasileiras, em suas duas versões, se comprometem a restringir o crédito e os subsídios para “recuperar” a economia.
Alemanha: novo recorde mundial
O garçom alemão Oliver Struempfl estabeleceu novo recorde mundial na cidade bávara de Abensberg neste fim de semana ao carregar 27 canecas de um litro de cerveja simultaneamente por 40 metros. As Oktoberfest começam desde já, em setembro, em diversas cidades da Alemanha, e a arte de carregar múltiplas canecas de cerveja nas mãos (pelo menos 12), segurando-as pelas alças, é cultivada religiosamente pelos garçons e garçonetes da Baviera.