Boletim AD

AEPET Direto 04/12/2013

Data da publicação: 04/12/2013

Mercado financeiro nesta 3ª feira (03/12)

As ações da Petrobrás se recuperam do tombo de ontem no início desta tarde. Às 13h09, os papéis ordinários subiam 1,21% aos R$ 16,62 enquanto os preferenciais se valorizavam 1,55% a R$ 17,64. No mesmo horário, o Ibovespa, que caiu mais de 1% pela manhã, reduziu o prejuízo e se desvalorizava 0,28% aos 51.100 pontos, retomando o patamar dos 51 mil pontos. O volume financeiro negociado é de R$ 2 bilhões. A queda de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre desanima os investidores a comprarem ações nesta terça.

– O mercado já vinha nervoso com Petrobrás e a divulgação da queda PIB, no terceiro trimestre, piora o cenário, embora esse número já fosse esperado. Sem um política de preços para Petrobrás, o governo perde credibilidade, num contexto em que já há desconfiança com a política fiscal praticada. No ano, o Ibovespa perde 16% e é difícil vislumbrar alguma melhora este ano – diz Ari Santos, gerente da mesa de operações Bovespa da corretora H. Commcor.
Veja Mais

Chapa apoiada pela FNP vence eleições no Sindipetro PA/AM/MA/AP

Composta por membros da atual gestão e por ativistas da base que estiveram nas últimas lutas da categoria, inclusive na última greve petroleira contra o leilão de Libra e por um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vitorioso, a Chapa 1 (Lutar Pra Conquistar) teve o apoio da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), por ser a chapa com um programa capaz de manter a entidade nos trilhos da luta, com independência em relação à empresa e ao governo.

A vitória da Chapa 1 (Lutar Pra Conquistar) representa a continuidade da luta por mais direitos e contra os ataques da empresa e dos governos.

A expressividade da votação, com uma diferença de 450 votos para a chapa 1, demonstra que os petroleiros reconhecem que é preciso manter o sindicato nas mãos de quem já demonstrou que não se rende às pressões governistas e tem disposição em avançar cada vez mais nas conquistas de todos os trabalhadores (ativos, aposentados, pensionistas e terceirizados).
Veja Mais

Dia do Engenheiro será comemorado na Bahia

A ASEC (Associação dos Engenheiros da Coelba) estará organizando um evento em homenagem ao Dia do Engenheiro no dia 6 de Dezembro na Sede da Coelba (Av. Edgard Santos, 300 – Marindiba – Salvador – Bahia). As palestras serão iniciadas às 14h20 e terão como mediador o Presidente do CREA/BA, o Engenheiro Mecânico, Marco Antonio Amigo. A primeira palestra será da Diretora Geral da Mutua/BA, Ineivea Farias e depois o Vice-presidente da AEPET, Fernando Siqueira, falará sobre a Exploração do Pré-sal. Depois do evento haverá um Coquetel Dançante na ADELBA que começará às 18h30.
Veja Mais

Na 5ª feira (05/12) será exibido documentário sobre o movimento sem teto na ABI

O Cine ABI, em parceria com o Cineclube da Casa da América Latina, exibirá nesta quinta-feira (5/12), às 18h30, o documentário “Ocupar, Resistir para Morar”, que trata do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). O Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) nasceu em 1990, com o objetivo de articular as diversas formas de luta pela moradia existentes no Brasil. Direito esse garantido seja através da lei, seja através da ocupação e resistência dos diversos movimentos espalhados pelo pais. A ocupação do prédio do INSS no centro de Porto Alegre durante as atividades do Fórum Social Mundial em 2005 serviu para abrir o debate sobre a destinação dos imóveis da União que não estavam cumprindo uma função social. Após a exibição do filme, haverá debate. Serão concedidos certificados aos participantes. Os 25 primeiros que chegarem terão direito a pipoca e guaraná grátis! O local de exibição é a ABI(Associação Brasileira de Imprensa) Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 7° andar – Centro (próximo ao metrô Cinelândia).
Veja Mais

Petróleo, diplomacia e divisas internacionais
Por Mauricio Metri

O petróleo constitui-se, não é de hoje, num recurso estratégico. Não são poucas nem triviais as razões para tanto. Tornou-se, há tempos, o principal combustível das forças armadas em geral; encontra-se ao centro da matriz de transporte de praticamente todo o mundo; e tem uso difundido e diversificado nas mais diferentes cadeias produtivas. Daí decorre uma consequência importante para as relações internacionais: o petróleo é amplamente utilizado no “jogo diplomático” como arma de pressão, retaliação, dissuasão, apoio ou sustentação, cujos cálculos, interesses e iniciativas respondem às disputas geopolíticas inerentes à competição interestatal.
Veja Mais

As opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente as posições da AEPET.

COTAÇÃO DO PETRÓLEO

O barril Tipo Brent estava em US$ 111,45 nesta 3ª feira (03/12). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 93,82 o barril (Oil-Price.Net).

Notícias importantes dos últimos AEPET Diretos

PAULO BRANDÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NO SENADO (LEIA MAIS)
CARTA A DILMA CONTRA A EXPLORAÇÃO DO GÁS DE XISTO (LEIA MAIS)
A SEPARAÇÃO DE MASSAS E A RETIRADA DO PATROCÍNIO (LEIA MAIS)

Acessar publicação original:

aepet.org.br