Chapa apoiada pela FNP vence as eleições do Sindipetro PA/AM/MA/AP
Composta por membros da atual gestão e por ativistas da base que estiveram nas últimas lutas da categoria, inclusive na última greve petroleira contra o leilão de Libra e por um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vitorioso, a Chapa 1 (Lutar Pra Conquistar) teve o apoio da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), por ser a chapa com um programa capaz de manter a entidade nos trilhos da luta, com independência em relação à empresa e ao governo.
A vitória da Chapa 1 (Lutar Pra Conquistar) representa a continuidade da luta por mais direitos e contra os ataques da empresa e dos governos.
A expressividade da votação, com uma diferença de 450 votos para a chapa 1, demonstra que os petroleiros reconhecem que é preciso manter o sindicato nas mãos de quem já demonstrou que não se rende às pressões governistas e tem disposição em avançar cada vez mais nas conquistas de todos os trabalhadores (ativos, aposentados, pensionistas e terceirizados).
Nossa chapa nunca se escondeu e jamais negociou ou negociará os interesses dos petroleiros por cargos na estatal, na Petros ou no governo. Diferente da prática dos que defenderam a chapa 2, de oposição, ligados à outra federação.
Infelizmente, sabemos que a real preocupação desse setor burocrático do movimento sindical é garantir regalias e cargos, a exemplo das gerências de RH e de Comunicação da Refinaria de Manaus, ocupadas por representantes do outro sindicato (de Manaus-AM). Esses companheiros além de não mostrarem o programa governista que defendem, foram os responsáveis por uma campanha baixa, recheada de calúnias e mentiras, que não colou na categoria. Na verdade, seu discurso de ‘independência’ é pura falácia e representa o atrelamento total ao governo federal e à Petrobrás.
Por representar outro programa, de fato a serviço dos trabalhadores petroleiros, nossa chapa, além de contar com o aporio da FNP, também foi apoiada por companheiros históricos do movimento petroleiro. Nosso programa coerente garantiu o apoio dos conselheiros eleitos da Petros, da Associação de Engenheiros da Petrobrás (AEPET), da Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep) e dos Sindipetros que fazem parte da FNP (RJ, AL/SE, LP, SJC), além de importantes oposições. O peso político desses apoios expressam o reconhecimento de um trabalho atuante e responsável da atual gestão.
Também nos orgulha que a FNP e seus sindicatos sejam defensores da soberania nacional, lutando com afinco contra os leilões de petróleo e contra a entrega de nossas riquezas.
Esta importante vitória no Sindipetro PA/AM/MA/AP nos alegra, porque nos diz que estamos no rumo certo. Além disso, nos dá ainda mais força para seguir com uma atuação independente e democrática!Chapa 1 – Lutar Pra Conquistar (FNP), impõe derrota esmagadora nos governistasEleição A Chapa 1 (Lutar Pra Conquistar), apoiada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) foi a grande vencedora das eleições do Sindipetro PA/AM/MA/AP – Triênio 2014-2017. O pleito ocorrido de 18 à 29 de novembro, teve seu desfecho neste sábado (30), dia em que aconteceu a apuração dos votos, na sede do sindicato em Manaus (AM). A Chapa 1 (Lutar Pra Conquistar) venceu em todas as cinco urnas de votação. No total, 542 petroleiros da ativa, aposentados, pensionistas e terceirizados deram seu voto à Chapa 1, somando 85,5%. A chapa concorrente obteve apenas 92 votos, o que representa 14,5% da votação.
Agradecemos a todos os companheiros que participaram do pleito, depositando seu voto e participando do processo democrático que definiu a gestão que tocará as lutas da categoria nos próximos três anos. Agradecemos, em especial, aos companheiros que demonstraram reconhecer uma atuação comprometida com os interesses dos petroleiros, de combate e classista. O ano de 2013, que foi intenso de lutas, termina com uma importante vitória do sindicalismo independente!
FONTE: Sindipetro PA/AM/MA/AP