Candidato
Se fossêmos eleitores no Estado do Rio de Janeiro, votaríamos, sem hesitar, no candidato a deputado federal Fernando Siqueira. Suas propostas têm, em comum, as aspirações mais sérias para se corrigir as deficiências implantadas na política petrolífera, no sistema financeiro, na área da educação, na mobilidade urbana, na restauração das condições para empresa nacional e para nós aposentados e pensionistas, a recuperação do poder de compra consagrado na Constituição Federal: “é assegurado o reajuste dos benefícios para preservar, em caráter permanente, o valor real, conforme definidos em lei”. E mais: em sua plataforma inclui a paridade tão necessária na gestão da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros).
Compromisso
A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), realizou em Natal-RN, no período de 19 a 21 deste mês, o “Encontro Nacional de Federações e Associações de Base”. Nesse evento destacou-se a criação do Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS – UNA-SE, surgido da necessidade de intensificar as mobilizações e dar visibilidade às reinvindicações do segmento. O deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, presente ao Encontro, assumiu o compromisso pela votação do plenário do Projeto de Lei nº4434/2008 e Proposta de Emenda Constitucional 555/2006. Que tal compromisso seja concretizado e não aconteça como seus antecessores.
Pacto
Os aposentados, pensionistas e pessoas idosas, criaram uma expectativa favorável para que “O Pacto do Acolhimento de Assistência Social, Saúde, Educação, Defesa Social, Esporte, Juventude e Lazer e Emprego e Renda”, apresentado pela Prefeitura de Belém, seja, de fato, a integração entre as políticas públicas. Que os órgãos integrantes da Prefeitura se disponham a promover o contido nas informações e divulgações ocorridas no evento realizado, recentemente, para debater a “Violação dos Direitos da Pessoa Idosa”. Como diz o folheto é possível construir uma sociedade livre e feliz, visando um atendimento humanizado dos serviços públicos.
Voto
Desculpem-nos pela insistência. Os aposentados, os pensionistas e as pessoas idosas que tenham completado 70 (setenta) anos ou mais, mesmo sendo contemplado com o voto facultativo, não devem deixar de comparecer às urnas no próximo dia 5 (cinco) de outubro. É uma oportunidade ímpar para o exercício da cidadania. Não se acomode. Exerça o sagrado direito de escolher o melhor candidato para representá-lo nos poderes Legislativo e Executivo. Vamos atender o convite do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/PA. Diz a Constituição que o poder é nosso. Portanto, saibamos usá-lo com dignidade.
Parabéns
A Rede Iberoamericana de Associações de Idosos no Brasil-RIAAM BRASIL, está de parabéns na pessoa da presidente Maria Machado Cota e diretores, pela realização da IX Reunião Ordinária e VII Seminário, eventos ocorridos em Belo Horizonte-MG, no período de 02 a 04 de setembro. As palestras formuladas foram de total aceitação, tendo em vista o conteúdo transmitido. Coube ao profissional José Prata de Araújo falar sobre os direitos previdenciários. A enfermeira Raquel Souza Azevedo discorreu sobre o Programa Mais Vida da Secretária de Saúde de Minas Gerais, e a Coordenadora do Idoso do Programa de Políticas Públicas, Dra. Luciana Maria Mariano, brindou os presentes com as informações pertinentes e desenvolvidas em BH.
Envelhecimento
O envelhecimento da população brasileira é um fato que vem sendo registrado nos últimos anos. Seremos muito em breve um dos países com mais pessoas idosas do planeta. Estima-se que passaremos a ser o 5º ou 6º com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Na última década crescemos de 17,7 milhões para 26,1 milhões. Antes representávamos 9,7% (2004). Hoje, estamos na casa dos 13% (2014). Estas são as informações mais recentes divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (PNAD – 2013). A região sul do país possui o maior número de pessoas idosas (4,1 milhões) e a região norte o menor (1,5 milhão).
Petrobrás
A Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, tem que sair dessa situação incômoda porque passa. Não é possível que a demora nas investigações impeça providências imediatas para punir, rigorosamente, os indivíduos que se favoreceram de cargos de comando para usufruir benécias. A última notícia é estarrecedora: “Doleiro lavou R$1,0 bilhão em esquemas na Petrobrás”. Esta foi a manchete de primeira página do Jornal O Liberal, de 22 de setembro de 2014, segunda-feira. Urge, portanto, que as apurações não fiquem em compasso de esfera. Há de se promover ações que tenham o efeito que a sociedade brasileira, como patrona da Petrobrás, aguarda.
Mobilidade
As manifestações sobre o trânsito terminaram dia 25, quinta-feira. Que reivindicações dos aposentados, pensionistas, pessoas idosas, deficientes e todos os cidadãos, sejam atendidas com ações efetivas para regularização da mobilidade urbana. Que todas as recomendações para melhoria do trânsito, em todo o território nacional, não fiquem esquecidas, mas implementadas, principalmente nos transportes coletivos e na sinalização das ruas e estradas.
Poder
Vote consciente e lembre-se que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos” (Artigo 2º da Constituição Federal).