Quebra da OGX é uma aula de economia política
Por Bruno Lima Rocha
Ciclicamente apresento nesta publicação um artigo que referencio como aula viva de economia política. Quando isto ocorre, quase sempre se trata de má notícia para a economia nacional e em particular, para os recursos coletivos.
A quebra da petroleira privada OGX, controlada por Eike Batista (Grupo EBX, herdeiro de Eliezer Batista) e hoje quase falimentar, materializa alguns conceitos fundamentais para compreender o jogo real da economia e da política.
As evidências apontam para a habitual privatização de recursos públicos e a socialização de prejuízos. A distribuição desigual do acesso aos bens coletivos (de capital) se vê representada na relação entre o Estado financiador e o empresariado privado.
O BNDES jorrou oceanos de dinheiro da União para financiar vários “pacotes de bondades”, dentre estes os empreendimentos da família Batista.
Veja Mais
Professor Lincoln Penna fala sobre a biografia de Maria Augusta Tibiriçá
Em entrevista a Imprensa da AEPET, o Professor Lincoln de Abreu Penna, falou sobre o livro “Uma Mulher de Luta” que está sendo lançado e é uma Biografia da militante da Campanha “O Petróleo é nosso” Maria Augusta Tibiriçá. No dia 11 de Novembro, as 18h30, a obra estará sendo lançada na Livraria Blooks (Praia de Botafogo, 316) situada em Botafogo no Rio de Janeiro.
A idéia de lançar este livro de acordo com o Professor Lincoln Penna surgiu em 2005 quando ele coletou depoimentos para uma outra obra sua sobre a participação dos comunistas na campanha “O petróleo é nosso” que se chamava “Caminhos da Soberania Nacional”. “Eu consegui muitos depoimentos inclusive da Dra Maria Augusta Tibiriçá que foram bastante extensos e abrangentes que deram a idéia de juntar as informações e fazer uma história de vida de Maria Augusta”. Afirmou Lincoln Penna.
Veja Mais
Petrobrás recebe prêmio “Comunicadores do ano 2013”
O gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobrás, Wilson Santarosa, recebeu ontem (7/11), em São Paulo, o prêmio “Comunicadores do Ano 2013”, durante a 39ª edição do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). No ano em que a Petrobrás comemora 60 anos, Santarosa recebeu a homenagem das mãos do presidente da entidade, Paulo Nassar.
Para Santarosa, o prêmio é resultado do esforço integrado de todas as áreas da comunicação institucional da Petrobrás. “Temos trabalhado, ao longo dos anos, para desenvolver uma comunicação alinhada com os valores da marca e que represente diálogos relevantes, abertos, transparentes e honestos com nossos públicos de interesse. Esse troféu é um grande reconhecimento. É uma honra receber este prêmio de uma entidade tão respeitada, uma motivação a mais para os novos desafios”.
Veja Mais
Na 4ª feira (13/11) haverá debate sobre o Metrô-Rio no Clube de Engenharia
Na 4ª feira(13/11) das 17h ás 20h no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124 – 22º andar) haverá uma Mesa Redonda sobre o PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DO METRÔ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PRIMEIRA ABORDAGEM TÉCNICA SOBRE QUESTÕES GEOLÓGICO-GEOTÉCNICAS, URBANÍSTICAS, AMBIENTAIS, DE CUSTOS E PRAZOS. Os expositores serão: Fernando MacDowell (Consultor) – Linha 3 (da praça XV para Niterói – Alcântara), complementação da Linha 2 (Estácio para Praça XV); Guina Ramos (jornalista) – Linha N (da Glória para Santos Dumont, Praça Mauá, Rodoviária e Galeão) Miguel Bahury (Clube de Engenharia / Movimento “O Metrô que o Rio Precisa” ) – Linha 4 licitada em 1998 e trecho Ipanema – estação Uruguai (linha 1); Newton Carvalho (Movimento “Eu Também Quero uma Estação do Metrô”) – Linha 4 – alternativa W (do centro para Barra, Jacarepaguá e Realengo, pela rocha); Rodrigo Sampaio e Pedro Geaquinto (Movimento “Quero Metrô”) – 12 linhas e 320 estações.
Veja Mais
Xodó do Governo do PT é a maior das caloteiras!
Por Dalton Francisco dos Santos
Apoiada pelo governo Lula (PT) e sustentada com dinheiro do BNDES (dinheiro público), a OGX, de Eike Batista, produziu o maior dos escândalos financeiros do país, via recuperação judicial, deixando os que acreditaram nessa falcatrua a ver navios.
Por causa da famigerada recuperação judicial – simulação de falência – os trabalhadores petroleiros terceirizados da Petrobrás na UO-SEAL ficam até três meses sem o recebimento do salário e no final dos contratos tomam calotes integrais.
Veja Mais
As opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente as posições da AEPET.
COTAÇÃO DO PETRÓLEO
O barril Tipo Brent estava em US$ 103,46 nesta 6ª feira (08/11). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 94,20 o barril (Oil-Price.Net).
Notícias importantes dos últimos AEPET Diretos
SYLVIO MASSA LANÇA LIVRO “CARTA AO FILHO” (LEIA MAIS)
APOIO DOS CONSELHEIROS DA PETROS A GREVE DOS PETROLEIROS (LEIA MAIS)
O LEILÃO DE LIBRA FOI UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, DIZ PRESIDENTE DA AEPET (LEIA MAIS)
VIDEO ANIMAÇÃO SOBRE LIBRA ESTÁ NO SITE DA AEPET (CLIQUE AQUI)
GUILHERME ESTRELLA CRITICA LEILÃO DE LIBRA (LEIA MAIS)