“Desânimo” com pré-sal é pressão de lobistas
O ex-deputado federal Ricardo Maranhão, que é conselheiro da AEPET, contesta notícias de um suposto “desânimo” que teria se instalado no Parque Tecnológico da UFRJ por conta de “indefinições ligadas ao pré-sal”. Maranhão alerta para interesses de lobistas, que vêm fazendo pressão pela realização de mais leilões.“Uma coisa é o interesse das multinacionais, de conquistar reservas e atender a demanda dos países ricos, onde estão suas matrizes. Já o interesse do Brasil é produzir em ritmo compatível com a capacidade dos fornecedores nacionais, agregar valor e impedir doença holandesa (valorização cambial) que já está afetando nossa indústria”.
Veja Mais
Carlos Lessa no Faixa Livre desta terça
A economia é o tema em destaque no Faixa Livre desta terça-feira (Rádio Livre, 1440 AM, das 9h às 10h30). Carlos Lessa, professor de economia da UFRJ e Adhemar Mineiro, economista do DIEESE, vão analisar os fatos econômicos do momento.
Outro destaque é a entrevista sobre o momento político atual, com Denis de Moraes, jornalista e professor da UFF.
Veja Mais
Agenda internacional da semana
Por Flávio Aguiar
Primeiro ministro conservador John Key foi reeleito com maioria no Parlamento da Nova Zelândia, coisa que não acontecia há 20 anos. Seu Partido Nacional obteve 61 cadeiras no Parlamento, contra 60 dos outros partidos. O Partido Trabalhista ficou com 32 assentos. De orientação neoliberal, Key parte para seu terceiro mandato consecutivo. Sua iniciativa mais espetacular agora é a de propor um plebiscito para retirar da bandeira neozelandesa o símbolo da bandeira inglesa que aparece no canto esquerdo.
Veja Mais
Festival do Rio traz 350 filmes de 60 países
Festival do Rio movimenta a cidade nos próximos 15 dias, com a apresentação de mais de 350 filmes, de 60 nacionalidades diferentes.
Esta é 16ª edição do evento, que ocupará 30 cinemas por toda o Rio de Janeiro e que tem a Petrobrás como principal patrocinador.
Veja Mais
Coluna do Aposentado (31)
Por Emídio Rebelo
Este é um nome para nunca mais ser esquecido pela sociedade brasileira, especialmente por empregados e ex-empregados da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás: Paulo Roberto Costa. Nos 8 (oito) anos que atuou como diretor da empresa, abusou, descaradamente, de um patrimônio construído com despreendimento de pessoas que somente almejavam o sucesso da Companhia para o fortalecimento e desenvolvimento econômico do país. É de se admirar e lamentar que indivíduos dessa índole permaneçam em cargos de relevância num empreendimento do porte da Petrobrás ou qualquer outra organização por tanto tempo, inclusive, com possibilidade de ser contemplado com os favores da delação premiada.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Desindustrialização segue acelerada no Brasil (leia mais)
Segundo o IBGE, Brasil ainda tem 13 milhões de analfabetos (leia mais)
Sinedino no Faixa Livre (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Petrobrás: sempre um bom investimento (AEPET Notícias 405)
Dilma cumpre a lei e cede áreas do pré-sal à Petrobrás (AEPET Notícias 404)
Por onde sangra a Petrobrás (AEPET Notícias 403)
O barril Tipo Brent estava em US$ 98,39 nesta 2ª feira (22/09). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 92,41 o barril (Oil-Price.Net).