Notícia

Ato em defesa da engenharia e da empresa genuinamente nacional: discurso do presidente do Clube de Engenharia Francis Bogossian

Data da publicação: 05/08/2010

A seguir segue o discurso do presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, no “Ato em Defesa da Engenharia e da Empresa Genuinamente Nacional”, que homenageou o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella. O evento foi realizado no Clube de Engenharia, no dia 03/08/10, no Centro do Rio de Janeiro.

Francis Bogossian:

O Clube de Engenharia se sente honrado em sediar e em participar desse evento que é não só o marco da engenharia brasileira e das empresas genuinamente nacionais como também uma homenagem ao geólogo Guilherme Estrella, um exemplo da prática do nacionalismo a cada dia na sua vida pessoal.

O Clube de Engenharia manifesta o apoio de sua Excelência o Presidente da República de assinar a Medida Provisória número 495, do dia 19 de julho próximo passado, a preferência para produtos e serviços nacionais, apoiados em mecanismos efetivos, como reza a Medida Provisória, é um estímulo à geração de emprego qualificado, de expansão da indústria, com aumento da arrecadação de tributos, o desenvolvimento e a inovação no nosso País.

Entendemos, também, que essa Medida Provisória, somada às alterações do marco regulatório do Pré-Sal, em especial o mecanismo de partilha de produção com a Petrobrás operadora única, criam bases para um virtuoso incremento industrial no País.

O Clube de Engenharia entende que mais sustentável será esta expansão industrial, quanto maior for a participação da engenharia brasileira e das empresas genuinamente nacionais como bases dessa expansão.

O parque industrial brasileiro, estatal ou privado de capital nacional, pode e é capaz de responder muitas das demandas que o País necessita, promovendo e liderando, se necessário for, associações com empresas internacionais para apressar a absorção tecnológica.

E o País está maduro para abraçar (…) apoiado nas demandas dos setores de energia, de telecomunicações, petroquímicos, fármacos, softwares, entre outros.

É com essa visão e em apoio a continuidade e o fortalecimento das transformações em curso no País, o Clube de Engenharia e a AEPET, juntos, estão promovendo esse evento.

Muito obrigado.