Notícia

20 empresas estão habilitadas ao Leilão de Xisto

Data da publicação: 28/11/2013

20 empresas privadas e a Petrobrás disputam leilão do petróleo

240 blocos exploratórios de gás natural estão sendo leiloados na manhã de hoje pela ANP. A agência reguladora habilitou 20 empresas privadas, além da Petrobrás para participarem da rodada de licitações. A AEPET, em conjunto com o Sindipetro e outras entidades, programou um protesto contra o leilão. A grande preocupação é com a insegurança ambiental gerada pela tecnologia atual de extração do gás de folhelho (conhecido como gás de Xisto). Existe o risco de contaminação departedas maiores reservas de água doce do mundo. Algumas empresas habilitadas para o leilão, como a americana EP Energy, do grupo EL Paso, enfrentam controvérsias com ambientalistas e movimentos sociais por se recusarem a divulgar quais são os componentes tóxicos do fluido usado no processo de fraturamento hidráulico. Fraturamento hidráulico é o processo em que fluidos tóxicos são usados para gerar fissuras nas rochas que contém o gás de xisto.