O leilão de Libra e suas implicações
Por Ronald dos Santos Barata
Para o governo e seus acólitos, o leilão de Libra foi um grande sucesso. Apresentam números manipulados. Dizem que 85% do petróleo extraído irão para o governo. E a mídia privatista vem dando a maior cobertura. Vamos ver se é verdade o que Dilma e o camarada Lobão vêm apregoando. Antes, porém, algumas indispensáveis informações.
Foi um leilão com um só concorrente. A Shell, que não participava do consórcio, só associou-se na última hora, depois que o ministro Lobão anunciou o nome de engenheiro Oswaldo Pedrosa, para a presidência da PPSA-Pré Sal Petróleo S.A (estatal que controlará o pré sal). O Sr. Pedrosa, formado na Universidade Stanford na California-EUA, aposentado na Petrobrás, é gerente executivo da empresa de petróleo HRT e foi diretor da ANP no governo FHC; quando começou a defender a privatização da PETROBRAS, o que faz até hoje. Para CEO, foi nomeado o Sr. Antonio Claudio Pereira da Silva, que é sócio na empresa Barra Energia do Brasil, do presidente João Carlos de Luca que é também presidente do IBP-Instituto Brasileiro de Petróleo, Gas e Biocombustíveis, que pertence a 200 empresas petrolíferas, a maior parte, estrangeiras. A Shell tem participação na Total, que é ramificação das petroleiras norte-americanas. Só topou entrar no negócio depois que esses senhores foram confirmados para a Diretoria da nova estatal.
Veja Mais
O petróleo é nosso?
Por Fernando Safatle
No governo da Dilma o leilão do pré-sal não é privatização, mas, sim, partilha. A transferência para a iniciativa privada da gestão das estradas, aeroportos e portos não é privatização, mas, sim, concessão. As várias modalidades de transferência e uso da propriedade estatal se transformaram na realidade em uma batalha semântica. O governo insiste na sua versão de que nada disso é privatização e, evidentemente, tem motivos de sobra para isso. Não quer de forma nenhuma dar o braço a torcer na recaída ideológico que se submeteu dando, assim, argumentos aos tucanos de que se renderam finalmente as suas teses, pois, afinal, suas duas ultimas vitórias eleitorais foram obtidas no ringue da estatização versus privatização. Em plena campanha eleitoral em 2010, a candidata Dilma disse com todas as letras: “É um crime privatizar o pré-sal”.
Afinal, quem está certo? Em essência, apesar de constituírem em modelos distintos, ambos, tanto o dos tucanos como o dos petistas são privatizações, pois, transferem a propriedade para a iniciativa privada. Só que enquanto o dos tucanos transfere a propriedade ad aeternum para o capital privado, as PPPs, dos governos Lula e Dilma, transferem provisoriamente a propriedade, podendo teoricamente voltar durante um determinado tempo ao Estado.
Veja Mais
Dia 6/11 debate sobre esgoto sanitário no Clube de Engenharia
Na 4ª feira (06/11), às 18h, haverá uma Mesa Redonda sobre Esgoto Sanitário no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124/20º andar). O debate será com os Engenheiros Adacto Benedicto Ottoni (Assessor de Meio Ambiente do CREA-RJ) e Miguel Freitas Cunha (Gerente de Tratamento da CEDAE) e João Marcelo do Nascimento Barbosa (Químico Industrial).
Veja Mais
Debate sobre a categoria dos caminhoneiros
Assim o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga do Vale do Paraíba, Everaldo Bastos, definiu a parceria entre a CUT e o Movimento Brasil Caminhoneiro para a realização de um seminário no próximo dia 22, em São Paulo.
A atividade é uma iniciativa do Macrossetor do Comércio e Serviços da Central, fórum que tem por finalidade fortalecer e construir unidade nas ações dos diversos ramos de atividade econômica e apresentar soluções para problemas comuns. Além do segmento de comércio e serviços, a CUT também organiza os macrossetores indústria, serviço público, que já realizaram encontros e, até o final do ano, deve acontecer o do macrossetor rural.
Veja Mais
Coluna do Aposentado
Por Emídio Rebelo
Publicação
O Ministério da Previdência Social distribuiu, recentemente, publicação de um Programa de Educação Previdenciária – Cidadão Idoso Parceiro de uma Vida Inteira. Logo no início afirma: “Viver com tranquilidade e segurança é o desejo de todos os trabalhadores. No Brasil, isso é possível por meio dos benefícios da Previdência Social, que tem entre seus principais parceiros o público idoso”. Comenta-se: Seria possível, sim! Se não houvesse a redução drástica de proventos; o massacre com o Fator Previdenciário e outras maldades aplicadas aos aposentados e pensionistas, contribuintes em toda vida laboral para o Sistema.
Veja Mais
As opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente as posições da AEPET.
COTAÇÃO DO PETRÓLEO
O barril Tipo Brent estava em US$ 105,91 nesta 2ª feira (04/11). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 94,61 o barril (Oil-Price.Net).
Notícias importantes dos últimos AEPET Diretos
APOIO DOS CONSELHEIROS DA PETROS A GREVE DOS PETROLEIROS (LEIA MAIS)
O LEILÃO DE LIBRA FOI UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, DIZ PRESIDENTE DA AEPET (LEIA MAIS)
VIDEO ANIMAÇÃO SOBRE LIBRA ESTÁ NO SITE DA AEPET (CLIQUE AQUI)
GUILHERME ESTRELLA CRITICA LEILÃO DE LIBRA (LEIA MAIS)
LEILÃO DO PRÉ-SAL PODE SER ADIADO: EDITAL CONTÉM ILEGALIDADES ( LEIA MAIS)
ALTA DOS COMBUSTÍVEIS ACONTECERÁ AINDA EM 2013 (LEIA MAIS)
ATO EM FRENTE A PETROS CONTRA A SEPARAÇÃO DE MASSAS (LEIA MAIS)
PETROBRÁS, PETROS E FUP APROVAM A DIVISÃO DO PLANO PETROS PETROBRÁS BD (LEIA MAIS)
GABRIELLI CRITICA LEILÃO DE LIBRA (LEIA MAIS)
POR QUE FAZER LEILÕES DO PRÉ-SAL? (LEIA MAIS)
A SEPARAÇÃO DE MASSAS QUE SÓ A FUP QUER (LEIA MAIS)
AEPET E GLOBO DEBATEM PRIVATIZAÇÃO E LEILÃO DO PETRÓLEO (LEIA MAIS)
“ANP DESPREZA O INTERESSE NACIONAL”; DIZ SIQUEIRA (LEIA MAIS)