Entidades criticam leilão de xisto em Audiência Pública
A Agência Nacional de Petróleo realizou uma audiência pública nesta quinta (21), para debater critérios para perfuração e extração do gás de xisto através da técnica de fraturamento hidráulico ou fracking. A técnica, um método bastante polêmico, consegue acessar as rochas sedimentares de folhelho no subsolo e, consequentemente, explorar reservatórios que antes eram inatingíveis.
Representantes de entidades contra a exploração de gás de xisto criticaram o método apresentado durante a audiência. O vice-presidente da Aepet e do Clube de Engenharia, Fernando Siqueira, se referiu a exploração do xisto no Brasil como um “modismo norte-americano” e condenou o método por oferecer riscos ao meio ambiente. “Não podemos permitir esse processo licitatório em função de vários motivos. Por conta do uso de tecnologia não comprovada, pelo registro de abalos sísmicos em regiões após o uso da técnica de fraturamento hidráulico e, principalmente, pelo risco de contaminação da água e do solo”, alertou Siqueira.
O diretor do Sindipetro-RJ, Francisco Soriano, manifestou preocupação com a ausência de legislação e regulamentação do leilão de xisto, “sem marco regulatório falta base jurídica para questões práticas, como o licenciamento ambiental das áreas e quem tem direito sobre o gás no subsolo”, e completou, “vamos entrar com uma ação judicial para barrar esse leilão”.
O processo licitatório para a exploração de áreas de gás natural convencional e não convencional está previsto para o final de novembro. A ANP vai colocar à disposição 240 blocos exploratórios terrestres distribuídos em 12 estados do país. As reservas de gás em terra podem ultrapassar as do pré-sal.
A campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, em conjunto com ambientalistas e outros movimentos sociais, realizará paralisações e atos públicos contra o leilão do gás de xisto em todo o país, no próximo dia 28 de novembro.
Veja Mais
Saiu na coluna do Ancelmo Gois
Saiu uma nota na Coluna do ANCELMO GOIS no Jornal O Globo no dia 22(6ª feira) sobre o ato no Clube de Engenharia conjuntamente com a AEPET contra o leilão do gás de Xisto.
Veja Mais
Rio terá geração de energia pelas ondas do mar
A Coppe/UFRJ, em parceria com Furnas e a empresa Seahorse Wave Energy, deu início aos estudos para geração de energia elétrica a partir da movimentação das ondas do mar na cidade do Rio de Janeiro. O projeto prevê a instalação de uma usina, denominada conversor offshore, a cerca de 14 quilômetros da praia de Copacabana, próximo da Ilha Rasa, com capacidade instalada de 100 kW. A usina ficará a uma profundidade de 20 metros e, em sua capacidade máxima, a eletricidade gerada pode abastecer o equivalente a 200 casas residenciais.
A conclusão do projeto, que conta com investimento de R$ 9 milhões de Furnas, está prevista para 2015. No momento, os pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe estão trabalhando no desenvolvimento e construção de um protótipo, em escala reduzida, em conjunto com os engenheiros da Seahorse Wave Energy, da Incubadora de Empresas da Coppe.
O professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, Segen Estefen, coordenador do LTS, diz que o projeto faz parte da estratégia de tornar a geração de energia por meio das ondas do mar economicamente viável e comercial. O professor explica que o primeiro passo foi dado com a instalação de uma usina no Porto de Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza (CE), que se encontra em fase final de testes e é fruto de uma parceria entre a Coppe, a Tractebel Energia e o Governo do Ceará.
Veja Mais
Clube de Engenharia debaterá o Dia da Consciência Negra
O Clube de Engenharia em parceria com a Fundação Palmares convida para a Mesa Redonda, O Dia da Consciência Negra: André Rebouças, um homem além do seu tempo sobre o legado do Abolicionista pela liberdade e igualdade no Brasil. O evento será realizado na Avenida Rio Branco, 124 – 20º andar, no dia 26/11/2013 das 14h às 16:30h. Especialistas convidados: Néia Daniel Alcântara (Representante Regional da Fundação Cultural Palmares-RJ/ES), Elisa Larkin Nascimento (Diretora Presidente do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros – IPEAFRO), Ana Virgínia Pinheiro (Bibliotecária e Documentalista), Quintino Manoel do Carmo (Conselheiro Vitalício do Clube de Engenharia), Edson Monteiro (Membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia).
Veja Mais
O saque do nosso petróleo é o alimento da nossa luta
Por Dalton dos Santos
A descoberta de campos gigantes na região offshore do Brasil (Lula – PT/2007) apenas tem acelerado o desenvolvimento do processo de privatização da Petrobrás, iniciado antes da instalação definitiva do neoliberalismo (Collor – 1989) e quebra do monopólio estatal do petróleo (FHC – PSDB/1997). Processo de privatização que tem sido apressado ainda mais no governo Lula e Dilma/PT, a partir de 2003. Vamos dar um basta nisso!
Veja Mais
As opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente as posições da AEPET.
COTAÇÃO DO PETRÓLEO
O barril Tipo Brent estava em US$ 110,08 nesta 6ª feira (22/11). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 95,44 o barril (Oil-Price.Net).
Notícias importantes dos últimos AEPET Diretos
APOIO DOS CONSELHEIROS DA PETROS A GREVE DOS PETROLEIROS (LEIA MAIS)
O LEILÃO DE LIBRA FOI UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, DIZ PRESIDENTE DA AEPET (LEIA MAIS)
VIDEO ANIMAÇÃO SOBRE LIBRA ESTÁ NO SITE DA AEPET (CLIQUE AQUI)
GUILHERME ESTRELLA CRITICA LEILÃO DE LIBRA (LEIA MAIS)